O consórcio responsável pela construção deverá iniciar a obra nos próximos dias.
Já está assinada a ordem de serviço de R$ 597 milhões para construir a ponte Anita Garibaldi, parte fundamental da continuidade da duplicação da BR-101. “Nada mais justo que homenagear a heroína que representa a mulher de fibra e determinada”, disse a presidente Dilma Roussef, depois de entregar o documento para representantes do consórcio que irá construir uma das maiores obras do Governo Federal no Sul do país. Ela concordou em batizar a nova obra com o nome da lagunense. O consórcio responsável pela construção deverá iniciar a obra nos próximos dias.
O ato aconteceu nesta tarde no pátio do Terminal Pesqueiro de Laguna, com aplausos e manifestações de carinho.
A presidenta chegou poucos antes das 15h, acompanhada dos ministros: Paulo Sérgio dos Passos e Ideli Salvatti; governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Moreira foram recepcionados pelo prefeito Célio. Participaram do cerimonial os deputados federais Luci Choinaki, Décio Lima, Ronaldo Benedet, Edinho Bez e Carmen Zanatto e os senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira.
“Santa Catarina é um Estado que conheço há mais de 40 anos. Eu morava no Rio Grande do Sul e é um hábito gaúcho vir passar as férias aqui. Muitas vezes fiz esse trajeto e passei de carro pela BR-101. Além disso, o General Fraxe apresentou uma gravação com a fila, os graves congestionamentos neste trecho”, discursou a presidenta.
Mais obras:
A presidenta afirmou que o Governo Federal irá construir o túnel dos Morro dos Cavalos, em Paulo Lopes e as duplicações das rodovias 470 e 280.
Brasil tem reserva de US$ 370 bilhões de dólares
Dilma salientou que o país está protegido da crise que assola a Europa. “Antes, a crise lá fora acontecia e o Brasil era afetado. Hoje temos uma reserva de 370 bilhões de dólares, uma proteção para a crise financeira internacional. Já para uma emergência de crédito temos 400 bilhões de reais de depósito bancário. Uma garantia do sistema financeiro”, salientou. “Nós estamos 300% preparados para a crise”.
Instalações de mais indústrias
O prefeito Célio Antônio enfatizou os benefícios que a região irá receber com a ponte. Para a presidente, o prefeito solicitou que o terminal pesqueiro e toda a sua área seja utilizada por indústrias que irão trabalhar no pré-sal. Também foi citado as obras que já estão acontecendo no município com recursos do Pac, como no saneamento básico e no patrimônio histórico. O prefeito solicitou para que a presidenta denominie a ponte de Anita Garibaldi.
Sem problemas
O ministro do Transporte Paulo Sérgio Passos declarou no avanço da duplicação BR101. Sobre a ponte ele pediu empenho da empresa responsável. “Que fique bem claro, que não temos problema algum com o Tribunal de Contas da União, nenhum tipo de contrariedades”.
“A população de Laguna e a população catarinense terão aqui um cartão-postal, tamanha a beleza dessa ponte. A obra deverá ser concluída em 2014”.
Visita secreta
O governador Raimundo Colombo declarou que o presidente nacional do DNIT, General Jorge Fraxe, esteve dias atrás no estado e visitou secretamente as obras da BR-101 e outras. Foram dois dias de filmagens apresentadas para a presidenta. “Foram detalhamentos das obras e seus resultados. Parabéns pela iniciativa”.
Distribuição de autógrafos
Na saída, a presidenta foi cumprimentar o público e distribuíu autógrafos, apertos de maõs e sorrisos. A doméstica Ana Lúcia conseguiu se aproximar da presidenta. "Ela é bonita, estava bem maquiada e feliz", disse ela que se arrependeu de não te trazido caneta e papel para conseguir um autógrafo. Fotos ela levou muitas para casa no celular.
Dilma recebeu de presente peças de artesanato da cidade, DVD sobre a pesca com o boto e República em Laguna.
Colaboração: André Luis Bacha
[soliloquy id=”6141″]