Geral

Oportunidades para o desenvolvimento regional de negócios são debatidas em fórum

Evento reuniu autoridades políticas, empresariais, investidores, terceiro setor e estudantes nesta quarta, no IFSC, em Criciúma

Foto: Divulgação

A manhã desta quarta-feira (19), foi dedicada ao desenvolvimento socioeconômico local e regional. A sede do IFSC, em Criciúma, sediou o 1º Fórum Sul de Desenvolvimento de Negócios, que contou com mais de seis horas de explanação sobre variados temas, como educação, segurança, meio-ambiente, transporte de cargas, parcerias público-privadas, inovação, turismo, marketing, entre outros.

Idealizado pela doutora em Planejamento de Transportes e Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, Natália Martins Gonçalves, profissional de renome internacional e ampla atuação acadêmica, além de projetos voltados à iniciativa pública e privada, o evento foi um desdobramento do 1º Fórum de Transportes e Desenvolvimento Regional, realizado em maio, na Amrec.

“Creio que o evento cumpriu o principal propósito, o de evidenciar as potencialidades da região e alavancar oportunidades para o desenvolvimento de negócios atrativos a investidores locais, nacionais e internacionais, balizados pelos princípios da convergência nos objetivos, da conectividade nas soluções e na disruptura dos modelos de negócios”, pontou Natália.

Membro da equipe do Programa Inova@SC e diretor da Rede Catarinense de Inovação – RECEPETi, o advogado Marcelo Fett sugeriu uma mudança de eixo econômico e a aproximação entre iniciativa pública e privada. “Precisamos de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios com o mínimo de previsibilidade. A função do poder público é articular esse cenário levando em conta quatro pontos: burocracia, segurança jurídica, educação e financiamento”, afirmou.

A aproximação entre os setores público e privado também foi tema da apresentação do gerente de modernização organizacional da Secretaria de Estado do Planejamento de SC, Luiz Carlos Pacheco, que detalhou o funcionamento das parcerias público-privadas – PPP. “É uma alternativa à prestação de serviços públicos de menor prioridade, em que falta a expertise do poder público. Aprovamos no fim do ano passado o marco regulatório das PPPs em SC, assim o Estado terá mais segurança para instituir parcerias, com maior transparência à população. Trata-se de um modelo que também pode ser utilizado pelos municípios”, comentou Pacheco.

Dentro do eixo transporte, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Catarina – Fetrancesc, Ari Rabaiolli, defendeu a privatização da BR-101 e a cobrança de pedágio proporcional ao quilômetro rodado, justamente pela falta de investimentos em manutenção e conservação por parte do Governo Federal. “Tem sido uma bandeira do setor por conta dos imensuráveis prejuízos sofridos”, justificou.

Já no quesito meio-ambiente, o doutor em direito Marcelo Buzaglo Dantas, uma das maiores autoridades na área do direito ambiental, pontuou a necessidade de uma releitura da legislação vigente para se tornar aliada e não oponente do setor produtivo e do desenvolvimento econômico e social. “A APA da Baleia é um exemplo, ela tem inviabilizado projetos de fomento ao turismo de Florianópolis até Passo de Torres. O turismo embarcado para observação das baleias está proibido há cinco anos. Percebemos uma radicalização nas questões ambientais na região, uma falta de equilíbrio nas decisões, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda em vários municípios”, pontou.

O 1º Fórum Sul de Desenvolvimento de Negócios contou patrocínio da Amrec, Volare, Marcopolo, MESL, Transpocred, Fetrancesc, Setransc e Giassi Supermercados. O evento teve ainda apoio do IFSC, Fiesc, Sebrae/SC e Fecam. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pode ser visualizado na página: Fórum Sul de Desenvolvimento de Negócios.

Colaboração: Caroline Bortot / NB Comunicação

Notícias Relacionadas

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Prazo para inscrições em cursos técnicos do IFSC termina nesta segunda

Na região sul do Estado, são nove cursos nas unidades do IFSC em Araranguá, Tubarão e Criciúma. Todos têm inscrição gratuita e terão processo seletivo realizado por sorteio público.