Ação se trata de uma campanha de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações.
A Capitania dos Portos em Laguna, acompanhada das demais unidades vinculadas à Marinha do Brasil, inicia nesta semana os trabalhos da Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”. A ação se trata de uma campanha de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, visando fortalecer a preservação de nossos mares, rios e lagos, e a segurança da navegação.
“A Marinha vai estar atuando de forma presente com intuito de coibir irregularidades. Nosso dever é orientar e fiscalizar, visando proteger os cidadãos. Nossa prioridade é a segurança tráfego aquaviário e vamos atuar veemente para concluir nosso objetivo”, comenta o delegado dos Portos em Laguna, capitão de corveta Aldo Carvalho da Rocha.
Neste ano, em decorrência do recente episódio das manchas de óleo no litoral brasileiro, a Operação Verão terá como foco o combate à poluição que tem atingido o mar, considerado pela organização militar como a ‘Amazônia Azul’.
A armada também vai intensificar o trabalho, não somente nas ações de prevenção da poluição hídrica, mas também nas atividades relacionadas à proteção da vida humana no mar e na segurança da navegação, visando o reforço da prevenção e diminuição dos riscos de acidentes com embarcações durante o verão.
A meta da Marinha é garantir a integridade física de tripulantes, passageiros e banhistas. Neste período, os militares dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, delegacias e agências promovem a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano com segurança. A operação vai contar com mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas unidades da Marinha do Brasil.