Municípios devem fazer a limpeza, evitando que comunidades ribeirinhas sofram com as cheias.
O inverno está chegando ao fim e com a primavera as chuvas devem se tornar mais comuns. Para evitar problemas com as comunidades ribeirinhas, a Defesa Civil tem orientado as prefeituras a como agirem nessas situações. A conscientização é importante, já que objetos como lâmpadas, podem ser entregues em pontos de coleta.
“Nós estamos lançando a Operação Primavera, é uma situação bastante triste em Criciúma. Todo esse material que é depositado vai para dentro do rio, acumula e o rio não consegue escoar a água, então na primeira chuva que vem começa o alagamento da comunidade ribeirinha”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
A Lei Federal 12.608 instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, colocando a responsabilidade em relação a limpeza de rios para os municípios. O coordenador destacou que a Defesa Civil busca apoiar e incentivar os municípios a limparem os caminhos pluviais, mas também é preciso da conscientização da população.
“Nós temos vários locais em Criciúma que podemos observar esse tipo de atitude. Em casos isolados é difícil identificar as pessoas. Precisamos que a imprensa ajude a divulgar esses casos de sujismundo. Não são áreas para depósito, as lâmpadas por exemplo, tem destino correto e existem outras políticas, em Criciúma existe uma política para receber todos esses materiais”, comentou.
Com informações do site 4oito