Segurança

Operação mira família de SC e investiga descaminho de vinhos e lavagem de dinheiro

São cumpridos três mandados de busca e apreensão em casa e comércios de Santa Catarina e do Paraná. A operação investiga uma família da região

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou a operação Mascate, que visa desarticular grupo familiar suspeito de atuar com o descaminho de vinhos em cidades da divisa do Brasil com a Argentina. A ação iniciou na manhã desta quarta-feira (15), nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC, Bom Jesus do Sul/PR e Barracão/PR.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Os alvos das medidas são pessoas que possuem lojas de comércio de vinhos na argentina e que teriam instituído outras empresas, do mesmo ramo, em território brasileiro. São cumpridos três mandados de busca e apreensão em casas e empresas.

A Polícia Federal investigou que as lojas ofereceriam, no Brasil, vinhos argentinos por preço inferior àquele oferecido pelas demais pessoas jurídicas que atuam com a venda de vinhos argentinos na região.

Constatou-se, ainda, que os investigados movimentaram grandes quantias em dinheiro nas contas das empresas investigadas, valores esses não condizentes com os declarados formalmente, o que levantou suspeita também de lavagem de capitais.

Conforme autorização da Justiça Federal, podem ser apreendidos valores, joias, obras de arte, veículos e outros itens de luxo. O motivo é “em razão da elevada condição econômica ostentada pelos investigados”.

Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam 14 anos de reclusão.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O nome da operação, Mascate, significa mercador ambulante e faz referência ao modo de agir do grupo criminoso, uma vez que os vinhos argentinos são encomendados e entregues a diversos pontos do território nacional.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Em cinco horas, PMRv recolhe 13 carteiras de motoristas e prende um por embriaguez ao volante em Laguna

O montante é preocupante segundo os policiais, já que foram somente 32 abordagens neste período. Motoristas pagarão multa de aproximadamente R$ 3 mil e ficarão sem a CNH por 12 meses.

Proprietário de lavação é preso por tráfico de drogas em Orleans

Na delegacia, o acusado confirmou que entregou 15 gramas de crack para o usuário em troca de um Fiat Uno com problemas mecânicos.

Polícia Militar aborda 70 pessoas durante Operação Praia do Gi, em Laguna

A ação tinha por objetivo reprimir aglomerações, uso de drogas e crime de perturbação ao sossego.

Operação ‘Feliz Mano Novo’ prende suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e roubos

Quadrilha investigada é do Rio Grande do Sul e estaria se instalando em municípios catarinenses, de acordo com a Polícia Civil.