Geral

Operação investiga esquema de corrupção no DNIT em SC e outros estados

A ação dá continuidade a uma investigação iniciada em janeiro de 2022 que apura corrupção, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos

Foto: Polícia Federal, Divulgação

Nesta terça-feira (5), uma operação mirou um esquema de corrupção no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Mais de 50 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Santa Catarina e outros seis estados, além do Distrito Federal.

A operação, chamada Rolo Compressor, foi conduzida pela Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União. A ação dá continuidade a uma investigação iniciada em janeiro de 2022 que apura corrupção, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos, envolvendo funcionários do DNIT no Paraná.

Foram executados 54 mandados de busca nas cidades de Florianópolis e Itajaí, em Santa Catarina, e em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal. As ordens judiciais também incluem o bloqueio de bens, veículos de alto valor e ativos financeiros.

A investigação revelou que, entre 2011 e 2022, servidores do DNIT teriam recebido propinas de empresas com contratos públicos. “Constatamos que alguns servidores apresentavam patrimônio incompatível com a renda, como um engenheiro que viu seu patrimônio passar de R$ 100 mil para R$ 2,9 milhões em 10 anos”, explicou Leandro Cavichioli Peixoto, auditor fiscal da Receita Federal.

Além disso, foram descobertas fraudes em licitações, contratos com falhas graves e atos de corrupção na supervisão de obras. A Receita Federal identificou que empresas de fachada ligadas aos servidores foram usadas para lavar dinheiro, sem capacidade operacional ou funcionários.

A operação envolveu 239 policiais federais, 12 auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal e servidores da Controladoria-Geral da União.

Notícias Relacionadas

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

Há baixo risco de corte de energia e de queda de árvores

Festa das Luzes: Colégio Satc prepara alunos do Infantil para o Ensino Fundamental

Matrículas para 2025 já estão abertas e podem ser realizadas de forma presencial ou online