Segurança

Operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes prende 51 pessoas em SC

Ação é realizada de forma conjunta em todo país e realiza ainda trabalhos preventivos e educativos

Foto: Divulgação

A Operação Caminhos Seguros, que busca combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país, prendeu 51 pessoas em Santa Catarina entre os dias 2 e 20 de maio. Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica atuaram em conjunto nas ações que envolveram também trabalhos de prevenção, ações educativas e apreensão de drogas e armas.

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou um levantamento da operação. Das 51 prisões, 23 foram em flagrante e 28 cumprimentos de mandados de prisão. Foram empregados 1.916 policiais nas atividades, que contemplaram também palestras e ações de panfletagem.

Pontos de bloqueio, fiscalizações em locais e veículos, e apreensão de duas pistolas foram realizadas pelos profissionais, que cumpriram 26 mandados de busca e apreensão e atenderam 11 vítimas.

Foram feitos 131 exames periciais de violência sexual e oito de lesão corporal. Dois menores foram apreendidos em flagrante e quatro por mandado.

— Mais uma vez o Governo de Santa Catarina, por meio de suas forças que compõem a Segurança Pública, desencadeou a operação Caminhos Seguros e os resultados são positivos. Foram cerca de dois mil integrantes para combater essa barbárie que é a exploração sexual de crianças e adolescentes — afirmou o secretário adjunto que responde pela Secretaria da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

A operação Caminhos Seguros é realizada no mês de maio em todo o país e integra também a Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Já na 4º edição, a operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

O Monólogo como ferramenta de autoconhecimento e expressão

Cegero promove palestra e reúne formadas das três turmas do Programa Mulheres Cooperativistas

Jovens Cooperativistas celebram formatura em evento emocionante promovido pela Coopercocal

Duas mulheres ficam feridas após colidirem contra poste em Turvo

Ambas as vítimas foram encaminhadas ao hospital do município