Policiais do Bope, Batalhão de Choque, Polícia Montada, Cia. de Cães e Batalhão Aéreo da Polícia Militar – PM de Florianópolis vão reforçar o esquema de segurança durante os dias de festa no carnaval da praia do Mar Grosso, em Laguna. Além da PM e da Polícia Ambiental da própria cidade, um efetivo de Tubarão e de Braço do Norte também vai atuar durante a operação, que começa às 18h de amanhã e termina ao meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas.
De acordo com o major Lisboa, do 5º Batalhão da PM, essa operação se estende a todas as praias onde haverá festas de rua. “Haverá também reforço policial em Jaguaruna, com policiais de Tubarão. Em Garopaba, policiais do Bope de Florianópolis e PM de Tubarão e de Braço do Norte vão reforçar a segurança. Já em Imbituba haverá apoio da PM de Imaruí. Além do helicóptero da PM, que dará suporte a toda a região”, destaca Lisboa.
Em Jaguaruna os trabalhos vão se concentrar nos balneários Camacho, Esplanada e Campo Bom. A operação em Garopaba ocorre, sobretudo, na praia da Ferrugem.
O total de agentes que vão atuar no carnaval não foi divulgado. De acordo com o major, o número faz parte de um trabalho estratégico da polícia. “Mas garantimos que será o suficiente para garantir a segurança”, diz.
O major ressalta também que os foliões precisam fazer a sua parte. “As pessoas que vão para as festas de rua devem evitar levar objetos de valor, como celulares. Vale destacar, ainda, a importância de procurar locais seguros para estacionar os veículos, evitando áreas de grande movimentação”, orienta.
Ainda segundo Lisboa, a principal preocupação da PM é em relação aos acidentes de trânsito, devido ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas. “A polícia será intolerante com o álcool. Em casos de motoristas embriagados, será feito o flagrante. Além disso, fica o alerta para que os motoristas respeitem as regras de trânsito e que usem cinto de segurança.”
Na praia do Mar Grosso, onde a expectativa de público é maior, dois pontos fixos da PM vão ser montados. Um deles na praça do Villa e outro onde vai haver a concentração de blocos, na praia do Iró. “Todos os outros balneários da região também vão ter bases da PM. Em caso de emergências, os foliões podem procurar estes pontos fixos, procurar os policiais que vão estar pelas ruas ou ligar no telefone 190”, reforça Lisboa.
Com informações do site Diário do Sul