Segurança

Operação conjunta mira comércio ilegal de cigarros eletrônicos após flagrantes de uso em ambiente escolar de Araranguá

Os produtos ilícitos foram apreendidos e apresentados na Central de Plantão

Foto – Divulgação

Ação conjunta determinada pela delegada titular da DPCAMI, Eliane Chaves, após demanda crescente na delegacia de inúmeros procedimentos de adolescentes flagrados utilizando o cigarro eletrônico, mais conhecido como vape, em ambiente escolar.

Os produtos ilícitos foram apreendidos e apresentados na Central de Plantão tendo o delegado plantonista decidido prender em flagrante a proprietária das tabacarias pelo crime previsto no art. 278 do Código Penal.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), popularmente conhecidos como “cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido, tiveram sua venda proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 28 de agosto de 2009, que proibiu a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

O Instituto Nacional do Câncer possui diversos artigos e estudos que tratam dos danos à saúde causados por estes dispositivos.

Existem diversos entendimentos jurídicos sobre o enquadramento penal dado a quem pratica a venda desses produtos ilícitos, sendo possível que respondam por crime contra as relações do consumo, previsto no art. 7º da Lei 8137/2019, com pena de detenção de 2 a 5 anos e multa, ou ainda, por crime contra saúde pública, previsto no art. 278 do Código Penal, com pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

A depender da situação, os responsáveis pelo comércio podem responder por crime de contrabando e pelo art. 243 do Estatuto da Criança e Adolescente, que trata tipifica a venda ou entre a criança ou a adolescente, que prevê pena de detenção de 2 a 4 anos e multa.

Notícias Relacionadas

Cobusiness Satc reúne empresas parceiras na última confraria do ano

Evento contou com palestrantes da RD Station e HPE Brasil, que falaram sobre mercado digital e inteligência artificial

“Peço que compareçam ao jogo e nos apoiem”, pede Pedro Rocha

O jogador pediu o apoio do torcedor craveiro: “Peço a nossa torcida que compareça ao jogo e nos apoie. Precisamos muito do apoio de todos”, enfatizou o atacante.

Vereadora eleita é esfaqueada pelo marido em posto de saúde em SC

Funcionários do posto de saúde tentaram intervir para interromper a agressão, mas foram ameaçados pelo homem e não conseguiram contê-lo

OAB manifesta apoio a advogada agredida em Içara e solicita afastamento de policiais

A PM esclareceu que a conduta dos policiais está sendo investigada devido à abordagem de duas mulheres durante o atendimento