A escolha é feita através do Consulado Geral da Itália, em Curitiba
O empresário e ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Olvacir José Bez Fontana, é o novo agente consular honorário da Itália na cidade. A escolha é feita através do Consulado Geral da Itália, em Curitiba.
Guilherme Bortoluzzi, que era o agente consular de Criciúma antes de Fontana, já havia manifestado a intenção de deixar o cargo por motivos pessoais. Ele ficou por 12 anos no cargo, que tem como principal atribuição o auxílio aos descendentes de italianos que procuram a cidadania e a confecção de passaportes. O pai de Guilherme Bortoluzzi, Sérgio Bortoluzzi, foi Agente Consular por 14 anos, entre 1994 e 2010.
Além da Agência Consular em Criciúma, existe na região Sul, a correspondência honorária da Itália em Nova Veneza, sob o comando do vereador Aroldo Frigo Junior. Em Santa Catarina existem ainda uma agência Consular em Joinville e o Consulado Honorário da Itália em Florianópolis.
Todos atuam no auxílio à documentação para cidadania italiana, passaportes, além de auxílio aos cidadãos ítalo-brasileiros que tem inclusive direito a voto nas eleições italianas.
Com informações de Karina Manarin