Os alunos do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Walter Holthausen iniciaram nesta segunda-feira (11) a aplicação de um projeto voltado ao tema “Olimpíadas e Paraolimpíadas”.
A cerimônia de abertura no ginásio da escola contou com a participação dos paratletas de Handebol da FME de Criciúma coordenados por Cláudio Pacheco. O professor do CT Santa Fé de Lauro Müller, Calvin Carniato falou sobre as artes marciais nas olimpíadas.
A diretora geral Roseli Hoffmann deu as boas-vindas aos alunos, professores e palestrantes enfatizando a importância do projeto e o sucesso desta atividade em anos anteriores.
Após, foi realizado uma breve cerimônia onde os alunos representaram os jogos olímpicos desde a antiguidade até a era moderna, fazendo referência aos deuses gregos, a tocha olímpica e aos anéis olímpicos.
Iniciando o ciclo de palestras, o senhor Cláudio Pacheco, responsável técnico pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e secretário da Associação Municipal dos Deficientes Físicos de Criciúma falou aos alunos sobre a relação entre as pessoas portadoras de necessidades especiais e o esporte, bem como as categorias funcionais e os benefícios físicos e psicológicos do esporte a estas pessoas.
Pacheco também apresentou um vídeo relatando vários depoimentos desses paratletas, ficando evidente a melhora da qualidade de vida após serem incluídos na prática desportiva. Por fim, foi realizada uma demonstração de handebol em cadeiras pelos paratletas.
Um dos pontos relevantes ocorreu na integração de nossos alunos e professores com a equipe de paratletas, vivenciando as dificuldades enfrentadas por essas pessoas.
Na sequencia o professor do centro de treinamento Santa Fé, Calvin Carniato, explicou de forma breve a história e as diferenças de algumas artes marciais que fazem parte dos jogos olímpicos, como: Boxe, Luta Olímpica e Judô.
Também foram abordadas outras artes marciais como: Muay Thai, Jiu Jitsu e MMA, enfatizando principalmente o respeito entre os atletas e a disciplina nos treinamentos. “Nada é fácil, não existe uma fórmula mágica. Para se tornar um grande lutador é preciso ter disciplina e seriedade nos treinos”, completou Carniato.
Os professores da Unidade Escolar, Rodrigo Luciano (Coordenador de Informática) e Claiton Joaquim (Professor de Química e Física), tiveram oportunidade de mostrarem algumas técnicas adquiridas ao longo dos seus treinamentos, demonstrando de maneira prática as informações repassadas pelo professor Calvin.
Calvin é natural de Lauro Müller, tem 25 anos, é professor da Team Blasius de Lauro Müller e proprietário do Centro de Treinamento Santa Fé.
Em sua trajetória como atleta já conquistou alguns títulos importantes como:
Campeão Brasileiro de Muay Thai até 86 Kg
Campeão da Copa Serrana de Muay Thai
Campeão Sul Brasileiro de Jiu Jitsu
Vice-Campeão da Copa da Santa Catarina de Muay Thai
Medalha de Bronze no Catarinense de Muay Thai
Medalha do Bronze no Campeonato Catarinense de Luta Olímpica.
Colaboração: Rodrigo Luciano
[soliloquy id=”175103″]