Com o olhar voltado para sustentabilidade, os pequenos do integral transformam resíduos sujos em cuidado com o meio ambiente
O cuidado com o meio ambiente trouxe para os alunos da Educação Infantil do Colégio Satc uma experiência divertida e sustentável. Foi utilizando óleo de cozinha sujo que a turminha do integral decidiu produzir sabão orgânico. A iniciativa faz parte do projeto de vivências voltado para natureza, incentivando os pequenos para hábitos de preservação.
Conforme a professora Tais Agda da Rosa, ao estudar sobre o cuidado com o meio ambiente, foi necessário não apenas falar, mas aplicar na prática a reutilização de resíduos. “O óleo de cozinha usado é um resíduo que nos preocupa muito.
Porque em contato com a natureza, no solo, a vegetação não vai produzir onde tem esse óleo contaminado e se ele for colocado na rede de esgoto, cairá nos afluentes prejudicando assim, toda cadeia, seja ela vegetal ou animal”, explica.
Entender a importância de preservar a natureza foi uma das aulas realizadas com os alunos. Segundo a professora, a ideia foi mostrar aos pequenos como funciona a contaminação e como pode ser evitada e transformada em um bem ambiental.
“Fizemos a experiência com óleo que contaminou um copo, depois uma jarra, uma bacia, duas bacias, e onde eu ia colocando essa água, ela ainda estava com resíduos do óleo. Então a gente arrecadou junto com as famílias o óleo usado e transformamos em sabão, que aí sim vai servir para limpar”, conta Tais.