O portal ND Mais conversou com três meteorologistas para saber até quando o frio deve continuar em Santa Catarina
Está sofrendo com a “friaca” que vem atingindo Santa Catarina nos últimos dias? O portal ND Mais conversou com três meteorologistas e eles contaram que o tempo frio segue marcando presença nos próximos dias no Estado.
Conforme o especialista Piter Scheuer, o frio continua com uma intensidade mais fraca. Ele salienta que deve chover na sexta-feira (17), com temperaturas mínimas entre 10°C e 13°C na região da Serra e no Sul.
Enquanto isso, os termômetros devem marcar entre 15°C e 16°C no Oeste, e 16°C a 18°C no Vale do Itajaí.
Frio deve continuar até a próxima semana
O meteorologista Vitor Bortolucci explicou que a terça-feira (21) da próxima semana é o dia limite para o frio continuar predominante em Santa Catarina. Depois disso, o tempo sofre com uma pré-frontal seguida de uma frente fria com ar polar.
O especialista explica que uma pré-frontal ocorre antes da chegada da frente fria, onde o tempo acaba aquecendo mais que o normal. Durante esse período a previsão é que mais temporais isolados aconteçam.
Entre quarta (22) e quinta-feira (23), o meteorologista sugere que existe muita possibilidade de altos acumulados de calor e tempo mais severo.
Scheuer confirma a previsão de Bortolucci e aponta que o “frio de outono” marca presença. Na terça-feira de manhã será frio e de tarde o tempo esquenta no Oeste.
Enquanto isso, na quarta e quinta-feira a predominância será de calor e o frio volta na sexta-feira (24).
Queda gradual das temperaturas
No entanto, o meteorologista Renato Ramos afirma que nas próximas semanas deve ocorrer cada vez mais uma queda gradual das temperaturas, pois Santa Catarina está em direção ao clima de inverno.
Apesar disso, ele ressalta a teoria dos dois especialistas, em que devemos ter dias de frio intenso, intercalados com episódios de calor ‘escaldante’.
Com informações do ND+