Turismo

Observação de aves é tema de curso em Treviso

Objetivo é disseminar a cultura da contemplação e eliminar a prática da caça aos animais.Iniciativa faz parte do plano de ações do turismo sustentável.

Foto: Divulgação

Manter e intensificar o interesse da população pela fauna e, ao mesmo tempo, desencorajar o costume da caça aos animais é um dos desafios enfrentados nas matas de todo o mundo.

Em Treviso, cresce um movimento que leva essa prática adiante e, para formar ainda mais defensores da causa, a Administração Municipal e o Instituto Alouatta estão com inscrições abertas para o Curso Observação de Aves para Iniciantes. Como o próprio nome já diz, a observação de aves, prática que a cada dia ganha mais e mais adeptos, procura direcionar a paixão do homem para a contemplação na própria natureza, com a utilização de binóculos e câmeras fotográficas, eliminando a cultura das armas e das gaiolas.

O curso será realizado de 6 a 8 de abril, em Treviso, e contará com oito horas de aulas teóricas – auxiliadas por apostilas – e 12 horas de aulas práticas. Essa é a primeira vez que o curso é realizado na cidade e estão sendo oferecidas apenas 15 vagas. O investimento é de R$ 75. “O curso é inédito na região e vai trazer Tietta Pivatto, da Maritaca Expedições, empresa especializada em observação de vida silvestre”, comenta o coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra.

A atividade faz parte do plano de ações para 2018 do projeto de turismo sustentável, renovado este ano pela prefeitura. “Essa é mais uma forma de atrair o público para ações que aproveitam o potencial turístico que existe em Treviso, sem prejudicar o meio ambiente. A prática de observação de aves já é realizada na cidade, nós recebemos muitos grupos que buscam as nossas reservas e encontram aqui espécies raras, pássaros de todos os tipos, mas a intenção do curso é formar novos apreciadores, por isso ele é voltado aos amadores, aos iniciantes. Fica então o nosso convite para que aqueles que se interessam pela atividade, aqueles que gostam de aves e de vida selvagem, para que se inscrevam e venham passar em Treviso um fim de semana de conhecimento e bastante diversão”, afirma o prefeito Jaimir Comin.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail institutoalouatta@uol.com.br ou pelos telefones (48) 98841-7223 e (48) 98806-3454.

Foto: Sérgio Pereira (arquivo)

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Governador Carlos Moisés autoriza edital para projeto de construção de ponte que liga Laguna à SC-100