A extensão total é de 16,4 quilômetros e os investimentos somam mais de R$ 225 milhões
Está autorizada a começar a partir desta quinta-feira, 8, a obra de duplicação da SC-108 entre Urussanga e Criciúma, com a implantação do contorno viário de Cocal do Sul. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi entregue pelo governador em exercício, Moacir Sopelsa, em ato no dia em que a comunidade de Cocal do Sul celebra a padroeira Nossa Senhora da Natividade. Autoridades, convidados e moradores acompanharam o evento na praça em frente à Igreja Matriz.
“Cocal do Sul e região ajudam a fazer o progresso do estado e do país e recebem hoje uma obra de importância econômica e social. A SC-108 duplicada é um anseio antigo que vai trazer desenvolvimento, qualidade de vida e mais segurança para toda a população”, frisa Sopelsa.
O prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri, destaca que, junto com uma nova estrada, surge oportunidade de desenvolvimento, de integração. “É isso que vai ocorrer no nosso município. Vamos resolver um problema de mobilidade para gerar progresso em toda a região, encurtando cada vez mais as distâncias entre o Litoral e a Serra. É um sonho realizado”, aponta o prefeito de Cocal do Sul.
A obra
A obra de duplicação da SC-108, no Sul do estado, começa no entroncamento com a SC-445, em Urussanga, e vai em direção a Criciúma, fazendo o contorno Leste de Cocal do Sul – trecho que será implantado – até a chegada a Criciúma. A extensão total é de 16,4 quilômetros e os investimentos somam mais de R$ 225 milhões.
Importância da obra
Segundo dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), cerca de 15 mil veículos passam diariamente pela SC-108 que liga Criciúma a Urussanga. Em Cocal do Sul, município que é cortado pela rodovia, a expectativa é de redução no tráfego pesado, o que favorece a logística das empresas e o desenvolvimento da economia local.
Acompanharam o ato em Cocal do Sul, o chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, os secretários de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em exercício, Alexandre Martins da Silva, e da Agricultura, Ricardo Miotto, além de prefeitos, vereadores, líderes religiosos, convidados e comunidade.
Outras ações na região
Também na região de Cocal do Sul, estão em execução, desde maio de 2022, as obras na SC-442 entre o município e Morro da Fumaça. O trecho de Cocal do Sul está em fase de conclusão, com os últimos trabalhos em calçadas e meio-fio. No trecho de Morro da Fumaça, estão em execução os serviços de drenagem e terraplenagem. A via também será fundamental para escoamento da produção e desvio do trânsito pesado das comunidades.