Estão previstas para iniciar até setembro as obras do Presídio Feminino de Tubarão. O anúncio foi feito pela secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Ada de Luca. Ela participou de encontro com vereadores da Cidade Azul. A estimativa é que os trabalhos estejam concluídos até março de 2018.
Além disso, segundo um dos vereadores da comitiva, Gilmar Negro Machado, o Cascão, durante encontro com a secretária, em Florianópolis, na terça-feira, também foi informado que a capacidade para as detentas, que no projeto contemplava 112, passou para 224.
“A secretária nos explanou as mudanças pelo qual todo o trâmite foi exposto. Acreditamos que, em breve, estejamos com esta importante obra pronta”, fala o edil. Há cerca de um mês, em encontro com a imprensa, o governador Raimundo Colombo sinalizou que irá assinar, em breve, a ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação dê início aos trabalhos.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, está tudo pronto para que a ordem de serviço seja lançada. Porém, não estipulou a data certa que para tal.
O impasse sobre a construção do novo Presídio Feminino na Cidade Azul tem se arrastado há anos. A promessa inicial era que o prédio ficasse pronto em 2012, um ano após a inauguração do Presídio Masculino. Contudo, um longo processo se arrastou durante quase cinco anos e a maior dificuldade foi quanto à modalidade do processo licitatório, que se seguia desde 2015.
Futuro do antigo prédio
Ainda no encontro, Cascão conta que foi discutido sobre o futuro do atual prédio que condiciona as reclusas em Tubarão. O espaço deverá ser transformado em praça pública. “Ada nos informou que tem comprometimento firmado com o prefeito Joares Ponticelli, enquanto ele ainda era deputado”, destaca o vereador.
Com informações do Jornal Diário do Sul