Geral

Obras do Canal Auxiliar serão retomadas na segunda-feira

A meta é concluir os serviços até a esquina das ruas Felipe Schmidt e Hercílio Luz em até 120 dias

Com mais de dez dias de atraso em função da interferência de uma empresa de telefonia na execução dos serviços da segunda etapa do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma, a empresa Itajuí, empreiteira responsável pelas obras, poderá agora dar prosseguimento aos trabalhos na rua Coronel Pedro Benedet, no Centro, a partir da próxima segunda-feira (27). O prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo acompanharam de perto a situação.

Na manhã de hoje (25), minutos antes dos dutos de cabos serem rompidos e os serviços de telefonia interrompidos, técnicos da empresa chegaram ao local para fazer a retirada e substituição dos mesmos. A situação, de acordo com o secretário do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo, é desgastante. “A falta de comprometimento de empresa, mais uma vez atrasou nosso trabalho. Eles não têm compromisso com a cidade e com as obras do Governo do Município, nem mesmo com os próprios usuários da empresa. Conheciam o problema há mais de 60 dias e não fizeram nada”, disse Búrigo.

Ele conta que o descaso da empresa causou muitos transtornos. Pois, todas as outras empresas que tinham dutos com cabos fizeram a retirada no prazo e não interferiram no processo. “Enviamos todas as notificações avisando dos trabalhos. O gerente de operações da empresa em Florianópolis chegou a alegar que não havia conseguido ainda recursos para a execução dos serviços”, comentou José Sérgio.

As obras serão retomadas a partir de segunda-feira (27). O secretário adianta que a meta é concluir os serviços até a esquina das ruas Felipe Schmidt e Hercílio Luz em até 120 dias.

Segundo ele, após a execução deste trabalho, as intervenções para a execução do Canal Auxiliar serão efetuadas na rua Felipe Schmidt. O cronograma de trabalhos aponta que na sequência desta estão ainda as ruas Antônio De Lucca (do Colégio Marista) e João Cechinel, nas proximidades do hospital São José. 

A equipe da secretaria do sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, comandada pelo secretário adjunto Verceli Coral, esteve no local. Equipamentos e homens foram disponibilizados pelo Governo do Município para agilizar os serviços da empresa de telefonia que não encaminhou os equipamentos necessários para o serviço.