Geral

Obra da Interpraias termina só em 2014

Inicialmente, o prazo previsto para a finalização da pavimentação do trecho entre a balsa, em Laguna, até o Camacho, em Jaguaruna, era fevereiro do próximo ano

A conclusão das obras da parte lagunense da rodovia Interpraias deve ser adiada em pelo menos um ano. Inicialmente, o prazo previsto era fevereiro de 2013, impossível de ser cumprido, já que os trabalhos iniciaram em maio de 2011 e o ritmo deve seguir desacelerado com a chegada de mais um verão.

Até o momento, os trabalhos estão concentrados nos primeiros dois quilômetros no sentido balsa-Farol de Santa Marta. Na comunidade de Passagem da Barra, os paralelepípedos foram retirados e a base colocada.

A meta, revela o engenheiro do Deinfra Lucival José Maurílio, fiscal da obra, é asfaltar este trecho até o fim deste ano. “Os trabalhos não devem ganhar muita intensidade agora por causa do movimento no verão, não podemos atrapalhar o turismo”, explica.

O Licenciamento Ambiental de Operação (LAO) que autoriza a utilização de uma jazida de areia em Jaguaruna, de onde será extraído o material necessário à terraplanagem, foi expedido há poucos dias. Este foi o principal entrave para praticamente paralisar os trabalhos de pavimentação da SC-100 em determinados trechos por quase um mês.

Ainda existem outras questões a serem solucionadas antes de impor o ritmo merecido. Um deles é a necessidade de remoção de aproximadamente dez postes, pela qual a Celesc comprometeu-se a fazer o quanto antes. Também será preciso deslocar cerca de 700 metros de tubulação da rede de água, serviço que será efetuado pela Casan.

Acesso ao Farol só deve começar a ser feito após o verão

Não há definições sobre quando iniciará a segunda etapa do projeto de pavimentação da SC-100. O acesso ao Farol de Santa Marta, um trecho de 2,280 quilômetros que receberá lajotas, e não asfalto, ainda nem começou a sair do papel.

A obra era para ter iniciado até julho, para garantir tranquilidade já nesta temporada de verão, quando a movimentação é intensa. No entanto, o início deve ficar apenas o próximo ano, no mínimo depois do Carnaval. “Mas este trecho não é problema, porque é rápido de ser feito, pode ter certeza”, o engenheiro do Deinfra que fiscaliza a obra, Lucival José Maurílio.

A obra

A ordem de serviço para a pavimentação da SC-100 foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como faltavam as licenças ambientais, a obra começou somente em maio do ano passado. A parte em asfalto, que compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, foi licitada por R$ 20.929.047,40 e é executada pela Setep, de Criciúma. O acesso ao Farol de Santa Marta receberá lajotas nos 2,280 quilômetros, com investimento de R$ 2.770.115,66. Este trabalho será feito pela A. Mendes, de Gravatal.

Notisul