Vida dos mineiros embaixo da mina, além de fotos antigas do setor fazem parte da obra
O livro “O carvão mineral em Santa Catarina: uma visão fotográfica”, foi lançado nesta quarta-feira (19), no auditório do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), na Satc. A obra conta com fotos antigas de arquivos e fotografias novas produzidas pelo fotógrafo Pedro Malamam nas carboníferas do Sul de Santa Catarina. A obra foi organizada por Mônica Becker Millon, Ricardo M. Peçanha e Jesse Otto Freitas.
“Neste livro nós trazemos a importância do carvão para região e, além das fotografias, o trabalho exigiu pesquisas para a parte de memória da indústria. Escolhemos fazer um material de qualidade”, comenta a organizadora do livro Mônica Becker Millon.
O fotógrafo Pedro Malamam, nunca havia entrado em uma mina. “Esses profissionais passam o dia todo embaixo da mina e são verdadeiros heróis, trabalham sem saber o que pode acontecer. O companheirismo deles me chamou atenção, então procurei dar o meu melhor neste trabalho”, conta Pedro.
O presidente de honra do Siecesc, Dr. Ruy Hulse ressaltou o resgate ao passado através de fotos. “Este livro é de grande importância, principalmente para mim que trabalhei na mineração. Ele mostra parte da história da indústria, é uma memória fotográfica muito bem feita”, destaca.
O exemplar está sendo vendido pelo valor de R$80,00.
Colaboração: Emília Cabral / SATC