Segurança

OAB emite nota contra onda de violência

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Criciúma, emitiu nesta terça-feira (3), uma Nota Oficial repudiando os atos de violência práticados contra a sociedade criciumense e que tem espelhado terror e pânico na cidade. Na nota, a OAB reconhece o esforço dos órgãos de segurança para manter a ordem, bem como, o trabalho de policiais e outros profissionais envolvidos, que se arriscam diariamente para manter Criciúma segura. Confira abaixo a nota na íntegra.

"Nota Oficial

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Criciúma, vem a público manifestar a sua solidariedade a todos os cidadãos do Sul de Santa Catarina, em especial aos moradores das localidades que estão convivendo com a onda de VIOLÊNCIA E VANDALISMO.

A OAB é defensora do Estado Democrático de Direito, e considera inaceitável conviver com atos que buscam intimidar a sociedade civil e colocar em risco a segurança pública.

Inobstante aos procedimentos de segurança que vêm sendo tomados, devem ser identificados e punidos com rigor os autores desses graves delitos, restabelecendo-se a ordem, impedindo que a criminalidade se sobreponha à sociedade organizada.

É o momento de reconhecer que o Estado deve investir ainda mais em segurança, com o aumento dos efetivos policiais, tanto Civil, quanto Militar, revendo também a sua política de segregação, possibilitando a efetiva ressocialização dos apenados. Os cidadãos não podem continuar sendo reféns da criminalidade.

Da mesma forma, espera-se que os direitos e garantias individuais dos cidadãos, previstos na Constituição Federal, sejam observados, e sem qualquer espécie de discriminação, tanto em relação aos profissionais da segurança pública, quanto aos detentos e aos cidadãos.

Reconhecemos, ainda, o trabalho realizado pelas forças de segurança nos últimos dias na cidade de Criciúma, em especial pelas Polícias Civil e Militar, visando o pronto restabelecimento da ordem e dando prioridade à vida dos cidadãos de bem.

Aos policiais e profissionais envolvidos, que se arriscam diariamente para manter Criciúma segura, o reconhecimento desta instituição que, igualmente, luta pelos direitos dos cidadãos. A bandeira levantada pela OAB, de lutar pela reestruturação das forças de segurança, pleiteando melhorias junto às autoridades competentes, continua".