O vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, recebeu, na tarde de hoje (26), representantes da subseção criciumense e da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Caixa de Assistência aos Advogados de Santa Catarina (Caasc) e da Executiva municipal de Içara para discutir algumas necessidades da região. Na oportunidade, o presidente da subseção, Luiz Fernando Michalak, pleiteou importantes obras e resoluções para dar segmento às atividades jurídicas no Sul. A instalação da Terceira Vara de Içara e o Fórum de Urussanga, por exemplo, foram algumas das prioridades citadas.
Michalak destacou a importância da subseção perante o Estado, tendo em vista que ela compreende 10 municípios e aproximadamente 1,6 mil advogados credenciados. “Viemos expor algumas das nossas principais necessidades. Uma delas está no município de Içara. Lá temos duas Varas, sendo que uma conta com o acumulado de 7 mil processos e cinco funcionários, e a outra tem mais de 12 mil processos, com apenas quatro funcionários”, evidencia o presidente.
O vice-presidente da subseção criciumense, Fábio Jeremias, destacou que a Terceira Vara já foi criada e tem o ambiente físico certo, só falta ser instalada. “O problema é que Içara nem consta na lista de prioridades para novas instalações. No ano de 2015, por exemplo, temos conhecimento de somente uma nova Vara no Sul, que ficará em Jaguaruna. Mas mesmo assim, não vamos desistir”, completa.
Também presente na reunião, o presidente da seccional catarinense da Ordem, Tullo Cavallazzi, fez questão de apontar o déficit de magistrados como um dos principais problemas para o acúmulo de processos. “Este dado é muito preocupante. Visamos a resolução dessa situação o quanto antes”, coloca, sendo reafirmado pelo vice-prefeito de Içara, Sandro Serafin. “O nosso município vem crescendo muito, e a tendência é que a demanda de trabalho aumente cada vez mais”, evidencia.
Moreira ouviu atentamente ao pedido e garantiu que conversará pessoalmente com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins. “Quero encontrá-lo e falar sobre a situação da comunidade içarense. Vou fazer um pedido especial, para que ele olhe para o município. Com certeza farei o possível para que esta Vara seja instalada”, garante o vice-governador.
Fórum e segurança pública também estiveram em pauta
Outra questão que mereceu destaque foi a construção do novo Fórum de Urussanga e a segurança pública nos municípios da Região Carbonífera. Michalak lembrou que todos os nós que envolviam a edificação do prédio urussanguense já foram desatados. “Schaefer prometeu que reuniria esforços para iniciar a obra ainda neste ano. Vamos aguardar e ver se é possível”, enfatiza presidente da subseção.
A segurança pública entrou em pauta, principalmente no que diz respeito aos municípios de Criciúma, Balneário Rincão e adjacências. O delegado da Caasc de Criciúma, Rafael Burigo Serafim, representando o presidente da Caixa estadual, Paulo Brincas, ressaltou a necessidade de novos profissionais. “O pouco efetivo policial é motivo de preocupação. Viemos externar os sentimentos da nossa comunidade, no intuito de, quem sabe, encontrar alguma solução para os problemas”, explana.
Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação