O município de São Paulo, no estado paulista, apresenta grandes e famosos pontos turísticos que atraem milhares de pessoas anualmente devido às suas belezas. Entre esses importantes locais de visitação está o Viaduto do Chá, localizado no centro da cidade, ligando a Rua Direita com a Rua Barão de Itapetininga, atravessando o Vale do Anhangabaú.
Projetado por Jules Martin, um renomado engenheiro francês, e com sua construção financiada por investidores privados, as obras do viaduto iniciaram no ano de 1888 e foram concluídas quatro anos depois, em 1892. Com o passar do tempo, a estrutura metálica inicial começou a apresentar desgastes devido à exposição ao tempo, sendo substituída por uma nova versão em concreto armado e inaugurada em 1939, o que garantiu uma durabilidade mais prolongada.
O local é um importante ponto de referência para turistas e moradores da capital, pois se encontra em um lugar extremamente estratégico dentro da cidade. Possui uma enorme importância para a mobilidade, pois conecta duas importantes áreas de São Paulo, além de fornecer uma vista panorâmica da cidade. O viaduto pertence ao governo municipal da cidade e frequentemente recebe obras de manutenção para garantir a sua preservação. Além disso, ultimamente a prefeitura tem investido em obras ao seu entorno também, com o intuito de modernizar e integrar com o contexto contemporâneo da capital.
A nomeação “Chá” veio em decorrência de uma plantação de chá da Índia que podia ser encontrada nos arredores do viaduto quando o mesmo foi construído. Vale ressaltar que o viaduto não é apenas uma bela obra de engenharia e um ponto turístico conhecido, mas também possui um significado cultural e histórico para a cidade, pois já concentrou muitas manifestações sociais, políticas e culturais durante sua existência. Além disso, é e continua sendo palco para a gravação de filmes, novelas e fotografias.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://www.saopaulo.sp.gov.br