A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) foi um conflito armado que envolveu grandes potências da época e resultou na morte de cerca de 22 milhões de pessoas ao redor do mundo. O início da guerra aconteceu em 28 de julho de 1914, após o arquiduque da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando, ser assassinado pelo nacionalista sérvio-bósnio Gavrilo Princip em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina. O conflito cessou 4 anos e quase 4 meses depois, no dia 11 de novembro de 1918, com a assinatura do Tratado de Compiègne. Leia sobre ele abaixo:
Depois de mais de 4 anos de intensas batalhas ao redor do mundo, a perda de milhões de soldados e o desejo de reinstalar a paz mundial, foi firmado um tratado entre a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança com o objetivo de pôr fim à Primeira Guerra Mundial. Então, no dia 11 de novembro de 1918, nas primeiras horas do dia, dentro de um vagão-restaurante de trem estacionado na floresta de Compiègne, na França, Matthias Erzberger, representante da Alemanha, e Ferdinand Foch, comandante das forças da Tríplice Entente, assinaram o tratado, também chamado de Armistício de Compiègne, que entraria em vigor às 11 horas da manhã daquele dia, encerrando a guerra.
Com a assinatura, as tropas alemãs deveriam se retirar imediatamente dos territórios ocupados, bem como entregar seu armamento. Quase um ano depois, em 28 de junho de 1919, a Alemanha foi forçada a assinar um novo tratado, o Tratado de Versalhes, que continha muitas cláusulas específicas, incluindo a obrigação de indenizar os países afetados durante o conflito. Isso foi visto como um momento de humilhação para o país, visto que teve de aceitar todas essas condições. Em decorrência disso, surgiu um sentimento de injustiça entre as pessoas, o que contribuiu mais tarde para a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://brasilescola.uol.com.br
htts://bing.com