O tempo firme e variação de nuvens nesta manhã de quinta-feira antecedem a possibilidade de ocorrência de temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina
A quinta-feira (21) é marcada pelo predomínio de tempo firme com sol e variação de nuvens na maior parte de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, algumas regiões do Estado podem contar com formação de nevoeiros, que se dissipam ao longo da manhã.
Contudo, ao longo do dia o tempo muda e pode contar com instabilidades e temporais localizados em todas as regiões catarinenses.
Tempo firme de manhã e temporais à tarde?
Ainda, conforme a Defesa Civil, nos extremos dos dia, chuvas fracas e isoladas no Litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas podem ser observadas nesta quinta-feira. Além disso, no Grande Oeste catarinense, há condições para ocorrências de temporais isolados.
O dia amanhece com temperaturas entre 12°C e 17°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e entre 17°C e 23°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas variam entre 30°C e 32°C no Extremo-Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e de 26°C a 30°C nas demais áreas, com exceção das áreas serranas, onde ficam ainda menores.
Sexta-feira com temporais isolados em Santa Catarina
A sexta-feira (22) inicia com formação de nevoeiros em várias regiões catarinenses. Contudo, a Defesa Civil aponta que mais uma vez, os nevoeiros se dissipam nas primeiras horas da manhã, dando lugar ao predomínio de sol e tempo firme no Estado.
O meteorologista Piter Scheuer aponta ainda, que a sexta-feira poderá contar com temporais isolados e pancadas de chuva típicas de verão. O meteorologista ressalta que as instabilidades devem ocorrer entre o final de tarde e início de noite de maneira aleatório e mal distribuída principalmente entre os planaltos, Meio-Oeste e parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
A Defesa Civil também reforça que uma área de baixa pressão, associada ao aquecimento e a oferta de umidade favorece o desenvolvimento destes temporais. As instabilidades podem vir acompanhadas de chuva intensa, queda de granizo, ventanias e raios.
Nessa condição, de acordo com o órgão, o risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores nestas regiões.
As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 19°C entre o Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste e de 20°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C na maioria das regiões, com destaque para trechos do Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e do Litoral, onde os termômetros devem se aproximar dos 33/34°C.
Tempo instável ao longo do final de semana no Estado
O sábado (23) será mais um dia com tempo instável com condição para temporais em todo Estado. Segundo a Defesa Civil, o fluxo de ar quente, somado a instabilidades atmosféricas, volta a favorecer a formação de temporais em diferentes regiões ao longo do dia.
Os temporais começam pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a madrugada e manhã e ganhando intensidade sobre todas as regiões entre a tarde e noite.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como alagamentos pontuais e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores.
No amanhecer, temperaturas entre 17°C e 19°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 19°C a 24°C nas demais áreas, com os maiores valores sendo observados no Litoral. Antes das instabilidades, temperaturas entre 27°C e 33°C, com as maiores temperaturas sendo registradas entre o Litoral e o Vale do Itajaí.
Tempo para o Natal em Santa Catarina
No domingo (24), véspera de Natal, o tempo volta a apresentar condições de melhoria em grande parte de SC com predomínio de sol na maioria das regiões. A exceção fica nas áreas do litoral e áreas próximas, que ainda podem registrar pancadas de chuva e temporais isolados na madrugada e à tarde.
Na segunda-feira de Natal (25), a formação de uma frente fria entre o RS e SC e de um Ciclone Extratropical no mar, favorece o retorno da chuva e da condição de temporais à todas as regiões catarinenses.
Com informações do ND+