Um dos mais antigos e importantes teatros de ópera ao redor do mundo encontra-se na cidade de Nápoles, na Itália, e se chama “Teatro di San Carlo”. Já conta com quase 300 anos de história, sendo inaugurado em 4 de novembro de 1737, no reinado de Carlos III da Espanha. A obra foi construída sob a direção do renomado arquiteto italiano Giovanni Antonio Medrano, em parceria com o engenheiro italiano Angelo Carasale. Segundo registros, a obra levou apenas 8 meses para ser completamente construída e reuniu um grande número de artesãos, artistas e trabalhadores.
Em decorrência de um incêndio ocorrido no início de 1816, o teatro teve de ser reconstruído. Dessa vez, seu desenho foi realizado pelo italiano Antonio Nicolini, e a construção teve uma duração de 10 meses, sendo novamente aberto ao público em janeiro de 1817. O local era uma inovação para a época, sendo descrito como único em toda a Europa, pois seu auditório tem capacidade para comportar 1.444 pessoas, sendo em formato de ferradura e com um palco que conta com 34,5 metros de profundidade.
No ano de 1844, o teatro contou com uma nova decoração interior, ganhando uma nova aparência com o vermelho e o dourado que já existiam. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), o teatro foi bombardeado e sua estrutura danificada. No entanto, como nas vezes anteriores, sua reconstrução foi rápida e eficiente, durando apenas 6 meses. Ainda hoje, o teatro continua sendo um dos mais conhecidos em todo o seu continente e atrai artistas e públicos dos mais diversos lugares que se encantam com as apresentações de balés e concertos.
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org