Os próximos dias serão suscetíveis na formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano, que irá provocar chuvas intensas
A quarta-feira (25) inicia com o tempo firme com máximas entre 18 e 22 °C no litoral e as áreas próximas, e entre 23 e 27 °C no restante do Estado. Porém, o clima tende a mudar com a formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano, na sexta-feira (27).
Conforme as informações da Defesa Civil, a formação do fenômeno volta a provocar temporais com chuvas intensas, fortes rajadas de vento e queda de granizo, as instabilidades podem avança pelo Grande Oeste e áreas divisa com o Paraná, de tarde, e se expande no restante do Estado até a noite.
Sendo assim, o risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas às condições meteorológicas.
Chegada da frente fria
Até a chegada da frente fria, as condições são favoráveis para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite em áreas do Oeste ao Planalto Norte, na quinta-feira (26). No entanto, o risco é baixo para ocorrências associadas.
No início do dia, as temperaturas ficam mais baixas em comparação ao dia anterior, com mínimas entre 13 e 17°C na maioria das áreas.
Já no sábado (28), o avanço da frente fria reforça as instabilidades, causando temporais com chuvas intensas e volumosas no Estado, inclusive no Grande Oeste.
Domingo (29), ainda tem presença da frente fria, que avança lentamente, e deixa o tempo instável entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense.
Com informações do ND+