Segurança

O que se sabe sobre terremoto catastrófico que já matou 1.400 pessoas na Turquia e na Síria

Tremores derrubaram prédios, causaram destruição e deixaram milhares de desaparecidos nos dois países

Foto: Louai Beshara / AFP

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o sudeste da Turquia na tarde desta segunda-feira (6), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), horas depois de outro terremoto ter matado quase 1.500 pessoas na região.

O tremor foi registrado às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), 4 km a sudeste da cidade de Ekinozu. O terremoto causou 912 mortes e pelo menos 5.385 feridos, de acordo com um novo balanço provisório do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Cerca de 2.818 prédios desabaram com o tremor, acrescentou o presidente, o que sugere que o número de mortos pode ser ainda maior.

Terremoto na Síria

Pelo menos 560 pessoas morreram na Síria em consequência do terremoto de magnitude 7,8 registrado nesta segunda (6) na vizinha Turquia, segundo balanços do governo e equipes de resgate na zona rebelde.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A agência oficial SANA, que cita o Ministério da Saúde, informou pelo menos 339 mortos e 1.089 feridos em regiões sob o controle do governo neste país em guerra.

Os Capacetes Brancos, que operam nas áreas controladas pelos rebeldes na Síria, disseram que houve pelo menos 221 mortos e 419 feridos nesses setores.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Mortos rompem a marca de 5.000 após terremoto na Turquia e Síria

Governo turno confirmou 3.419 óbitos em decorrência do tremor, enquanto rebeldes e autoridades sírias apontam 1.602 perdas

Mortes após terremoto na Turquia e Síria passam de 33 mil e ONU denuncia falta de ajuda

Chefe humanitário da ONU pede mais apoio aos que perderam seus lares no terremoto; tremores de magnitude 7,8 atingiram região na última segunda

Terremoto de magnitude 7,2 no Peru é sentido em cidades de SC

Em Chapecó, no Oeste do Estado, internautas compartilharam relatos na web

Novo balanço após terremoto na Turquia e Síria aponta mais de 11 mil mortos

Em cenário de devastação e de frio, socorristas, com auxílio das primeiras equipes de emergência vindas de outros países, buscam pessoas com vida