Tremores derrubaram prédios, causaram destruição e deixaram milhares de desaparecidos nos dois países
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o sudeste da Turquia na tarde desta segunda-feira (6), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), horas depois de outro terremoto ter matado quase 1.500 pessoas na região.
O tremor foi registrado às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), 4 km a sudeste da cidade de Ekinozu. O terremoto causou 912 mortes e pelo menos 5.385 feridos, de acordo com um novo balanço provisório do presidente Recep Tayyip Erdogan.
Cerca de 2.818 prédios desabaram com o tremor, acrescentou o presidente, o que sugere que o número de mortos pode ser ainda maior.
Terremoto na Síria
Pelo menos 560 pessoas morreram na Síria em consequência do terremoto de magnitude 7,8 registrado nesta segunda (6) na vizinha Turquia, segundo balanços do governo e equipes de resgate na zona rebelde.
A agência oficial SANA, que cita o Ministério da Saúde, informou pelo menos 339 mortos e 1.089 feridos em regiões sob o controle do governo neste país em guerra.
Os Capacetes Brancos, que operam nas áreas controladas pelos rebeldes na Síria, disseram que houve pelo menos 221 mortos e 419 feridos nesses setores.
Com informações do ND+