A busca pelo Conhecimento

O primeiro homem a liderar o grande império romano

Augusto nasceu no dia 23 de setembro de 63 a.C. em uma família pertencente à nobreza romana e era sobrinho-neto e filho adotivo de Júlio César

Foto: Jornal Cruzeiro

No século I a.C., surgiu na Europa um dos impérios mais poderosos que já existiram na face da Terra: o Império Romano. Foi uma organização que durou por quase 500 anos, até 476 d.C., e teve como seu fundador e principal idealizador o romano Caio Otávio, mais conhecido como imperador Augusto. Além de fundar e estruturar o império à sua maneira, ele foi o primeiro imperador a governá-lo.

Augusto nasceu no dia 23 de setembro de 63 a.C. em uma família pertencente à nobreza romana e era sobrinho-neto e filho adotivo de Júlio César. Após a morte deste, ele ganhou o título de herdeiro ao trono e formou, juntamente com Marco Antônio e Lépido, o segundo triunvirato. Nesse período, eles perseguiram e derrotaram os assassinos de seu pai adotivo, dividiram a República Romana entre si e passaram a governar cada um uma parte dela. Porém, esse período não durou muito devido aos desentendimentos entre seus líderes. Assim, Marco Antônio acabou cometendo suicídio e Lépido foi despojado de seu cargo e posteriormente exilado. Augusto, por sua vez, continuou com o poder em suas mãos, entretanto, manteve uma postura mais parecida com a de um ditador do que a de um líder de uma república.

Augusto então começou a fazer a transição da República Romana para o Império Romano e se autodenominou o primeiro imperador. Seu reinado foi marcado por diversas mudanças e contribuições para o povo romano. Ele conseguiu estabilizar e melhorar a economia do império através de um sistema de cobrança de impostos mais justo para as pessoas; incentivou a criação de um exército forte que conseguiria proteger e expandir cada vez mais o seu império; e investiu na construção de novas estradas, facilitando o comércio e a economia dentro dos limites do império.

Durante o tempo que permaneceu no poder, conseguiu criar um período que ficou marcado na história como “Pax Romana” (paz romana), que perdurou ainda muitos anos depois de sua morte. Esse foi o melhor período que o império passou, pois, além do povo romano ficar livre de ataques de outros países, o clima interno entre as pessoas era de extrema harmonia. Augusto faleceu aos 75 anos de idade no ano 14 d.C., possivelmente de causas naturais, embora essa causa de morte não seja convincente até os dias atuais, pois muitos acreditam que ele tenha sido envenenado por Lívia Drusa, sua esposa. Após sua morte, foi sucedido por seu filho Tibério, que ficou no poder por longos 41 anos.

Fontes consultadas: https://pt.wikipedia.org , https://www.infoescola.com

Texto escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

CyberSatc: maior evento de cibersegurança de SC inicia nesta terça-feira (24)

Com palestras e painéis, programação segue até o dia 26, no AM Master Hall, em Criciúma

Motorista de 26 anos fica ferida após acidente em Urussanga

Após receber os primeiros socorros, a motorista foi levada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição

Tigre: muita conversa na reapresentação

Governo do Estado envia nova equipe de bombeiros militares para combate às queimadas no Centro-Oeste

O Governo de Santa Catarina seguirá monitorando a situação e prestando suporte às forças locais enquanto houver necessidade.