Os tipos climáticos do estado estão divididos em 7
Localizado na região sudeste do país, o Espírito Santo é mais uma entre as 27 unidades federativas do Brasil. Se comparado com outros estados de sua mesma região, como Minas Gerais e São Paulo, é considerado um lugar extremamente pequeno, com um território de 46.095,585 Km². Também é o menor estado de sua região em questões habitacionais, abrigando (segundo o censo de 2021) 4.108.508 habitantes; fazendo uma comparação aqui, a população do estado de São Paulo é quase 11 vezes maior do que a do estado do Espírito Santo.
Até o ano de 1500, o lugar era habitado há milhares de anos por diversos povos indígenas, entretanto como já sabemos, a partir desse ano, iniciaram-se as explorações portuguesas nas costas litorâneas do Brasil. O primeiro a chegar nessa região foi o fidalgo português Vasco Fernandes Coutinho, no ano de 1534, ele batizou o lugar como “Vila do Espírito Santo”, pois relatos indicam que o dia remetia à data em que se comemorava Pentecostes no calendário cristão.
Os tipos climáticos do estado estão divididos em 7, são eles: tropical equatorial, tropical de savana, tropical de monção, subtropical oceânico, subtropical úmido, subtropical úmido de inverno seco e subtropical de altitude.
Por ser um estado consideravelmente pequeno e possuir apenas 78 municípios, está dividido em 4 messoregiões, são elas: Noroeste Espírito-Santense, Litoral Norte Espírito-Santense, Central Espírito-Santense e Sul Espírito-Santense.
Como outros estados do Brasil, o catolicismo também é a religião com a maior quantidade de seguidores no Espírito Santo. Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, o catolicismo compreendia 53,4% da população do estado, seguido pelos evangélicos (33,1%), pessoas sem seguimento religioso (9,61%), espíritas (0,72%), umbandistas (0,14%), budistas (0,02) e por último, judeus (0,01%).
E aí, gostou?
Quer saber mais sobre alguma matéria anterior?
Clique neste link e leia sobre Minas Gerais
Texto escrito por Thiago Fontanela