A busca pelo Conhecimento

O Padroeiro dos Animais e do Meio Ambiente

Foto – Divulgação

São Francisco de Assis, batizado Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, embora a data exata de seu nascimento não seja conhecida. Era filho de Pietro di Bernardone dei Moriconi e Pica Bourlemont e ficou conhecido mundialmente por sua vida de fé, sendo considerado por muitos a maior figura do Cristianismo desde o tempo de Jesus Cristo. Sua família era abastada e pertencia à burguesia de Assis. Em sua juventude, era apaixonado por aventuras, gostava de se vestir com roupas da moda de seu tempo e gastava extravagantemente o dinheiro que tinha. Sonhava em ter um futuro promissor e ser reconhecido como um herói, pois frequentemente lia e acompanhava histórias de cavalaria.

Por volta dos 20 anos de idade, alistou-se para participar da guerra que a cidade de Assis travava contra Perugia, uma outra comunidade italiana. Entretanto, foi capturado e permaneceu preso por cerca de um ano, aguardando ser resgatado. Logo após ser resgatado, permaneceu doente durante quase todo o ano de 1204, sofrendo de uma forte febre, além de problemas de visão e no aparelho digestivo. Quando se recuperou, decidiu apostar novamente na carreira militar e queria entrar para o exército do Papa, que lutava contra Frederico II, motivado por um sonho que teve. Entretanto, no momento em que se deslocava para o local, teve uma visão dizendo para ele retornar à sua terra e não entrar no exército. Ele então acatou a ordem e voltou.

Passados alguns dias, enquanto estava com seu grupo de amigos, sentiu pela primeira vez a presença divina e, a partir desse momento, começou a perder o interesse em uma vida gloriosa em armas e guerras. Retirou-se para uma caverna na companhia de um amigo fiel com o propósito de meditar e compartilhar seu desejo de seguir uma vida de caridade e religião. Certo dia, ao entrar na igreja de São Damião, ouviu a voz de Jesus Cristo através de um crucifixo, pedindo-lhe que a reconstruísse, visto que a mesma se encontrava em condições precárias. Ele então voltou para casa, pegou alguns tecidos valiosos de seu pai e os vendeu a um preço muito baixo para conseguir uma boa quantia de dinheiro em pouco tempo. Voltou à igreja e deu o dinheiro recebido ao padre responsável, pedindo que o usasse na reforma do templo. Seu pai, ao saber disso, ficou enfurecido e mandou buscá-lo. No entanto, Francisco se escondeu em um celeiro onde seu pai não o encontraria. Depois de um tempo, seu pai decidiu acorrentá-lo no porão de sua casa, mas sua mãe o soltou e o jovem foi ao encontro do bispo local para pedir abrigo. Seu pai o seguiu e o acusou publicamente de furto. Diante disso, Francisco tirou suas vestes, renunciou a toda a herança de seu pai, disse que agora seu único pai seria o Pai Celestial e seguiu para viver uma vida de pobreza e ajuda aos necessitados.

Depois disso, passou a trabalhar como pedreiro, ajudando a reconstruir igrejas locais, e tornou-se missionário da palavra de Cristo, pregando o evangelho do Senhor em muitas comunidades ao redor de Assis. Também se dedicou ao cuidado dos leprosos e passou a peregrinar por muitos lugares santos. Francisco se tornou ainda mais famoso por demonstrar profundo amor e compaixão pela natureza e por todas as criaturas, visto que todas foram criadas por Deus.

 

Em seus últimos anos de vida, ele sofreu quase a perda total de sua visão e frequentemente tinha fortes dores de cabeça. Por isso, ele já havia iniciado o processo de seu testamento. Perto de falecer, pediu para que sua amiga Jacopa dei Settesoli trouxesse tudo o que fosse necessário para seu sepultamento. Assim, despediu-se de todos ao seu redor e faleceu no entardecer do dia 3 de outubro de 1226, após ter lido algumas passagens do evangelho. Relatos contam que, após sua morte, vários pássaros pousaram sobre o telhado e começaram a cantar em sua homenagem. Foi sepultado no dia seguinte, 4 de outubro, na igreja de São Jorge e canonizado dois anos após sua morte pelo Papa Gregório IX, em 1228. Uma enorme basílica foi construída em sua homenagem em 1230, na cidade de Assis, e seu corpo foi exumado e levado até a basílica, onde se encontra até os dias atuais.

Anualmente, a data de 4 de outubro é celebrada na Igreja Católica como o dia dedicado a São Francisco de Assis, sendo visto por muitos católicos como um poderoso santo protetor dos animais e intercessor de muitos pedidos.

 

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.terra.com.br

Notícias Relacionadas

Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

Arrecadação foi de 247,92 bilhões

Idosa de 77 anos morre após ser atropelada por ônibus em SC

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer a idosa, mas ela não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local

PF deve indiciar mais de 40 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Entre os nomes indiciados estão políticos de destaque, militares e ex-assessores presidenciais

Mulher é detida ao tentar trocar roupas indevidamente em shopping de Criciúma

Os itens recuperados foram entregues à delegacia para a continuidade das investigações e procedimentos legais.