A busca pelo Conhecimento

O Padroeiro dos Animais e do Meio Ambiente

Foto – Divulgação

São Francisco de Assis, batizado Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, embora a data exata de seu nascimento não seja conhecida. Era filho de Pietro di Bernardone dei Moriconi e Pica Bourlemont e ficou conhecido mundialmente por sua vida de fé, sendo considerado por muitos a maior figura do Cristianismo desde o tempo de Jesus Cristo. Sua família era abastada e pertencia à burguesia de Assis. Em sua juventude, era apaixonado por aventuras, gostava de se vestir com roupas da moda de seu tempo e gastava extravagantemente o dinheiro que tinha. Sonhava em ter um futuro promissor e ser reconhecido como um herói, pois frequentemente lia e acompanhava histórias de cavalaria.

Por volta dos 20 anos de idade, alistou-se para participar da guerra que a cidade de Assis travava contra Perugia, uma outra comunidade italiana. Entretanto, foi capturado e permaneceu preso por cerca de um ano, aguardando ser resgatado. Logo após ser resgatado, permaneceu doente durante quase todo o ano de 1204, sofrendo de uma forte febre, além de problemas de visão e no aparelho digestivo. Quando se recuperou, decidiu apostar novamente na carreira militar e queria entrar para o exército do Papa, que lutava contra Frederico II, motivado por um sonho que teve. Entretanto, no momento em que se deslocava para o local, teve uma visão dizendo para ele retornar à sua terra e não entrar no exército. Ele então acatou a ordem e voltou.

Passados alguns dias, enquanto estava com seu grupo de amigos, sentiu pela primeira vez a presença divina e, a partir desse momento, começou a perder o interesse em uma vida gloriosa em armas e guerras. Retirou-se para uma caverna na companhia de um amigo fiel com o propósito de meditar e compartilhar seu desejo de seguir uma vida de caridade e religião. Certo dia, ao entrar na igreja de São Damião, ouviu a voz de Jesus Cristo através de um crucifixo, pedindo-lhe que a reconstruísse, visto que a mesma se encontrava em condições precárias. Ele então voltou para casa, pegou alguns tecidos valiosos de seu pai e os vendeu a um preço muito baixo para conseguir uma boa quantia de dinheiro em pouco tempo. Voltou à igreja e deu o dinheiro recebido ao padre responsável, pedindo que o usasse na reforma do templo. Seu pai, ao saber disso, ficou enfurecido e mandou buscá-lo. No entanto, Francisco se escondeu em um celeiro onde seu pai não o encontraria. Depois de um tempo, seu pai decidiu acorrentá-lo no porão de sua casa, mas sua mãe o soltou e o jovem foi ao encontro do bispo local para pedir abrigo. Seu pai o seguiu e o acusou publicamente de furto. Diante disso, Francisco tirou suas vestes, renunciou a toda a herança de seu pai, disse que agora seu único pai seria o Pai Celestial e seguiu para viver uma vida de pobreza e ajuda aos necessitados.

Depois disso, passou a trabalhar como pedreiro, ajudando a reconstruir igrejas locais, e tornou-se missionário da palavra de Cristo, pregando o evangelho do Senhor em muitas comunidades ao redor de Assis. Também se dedicou ao cuidado dos leprosos e passou a peregrinar por muitos lugares santos. Francisco se tornou ainda mais famoso por demonstrar profundo amor e compaixão pela natureza e por todas as criaturas, visto que todas foram criadas por Deus.

 

Em seus últimos anos de vida, ele sofreu quase a perda total de sua visão e frequentemente tinha fortes dores de cabeça. Por isso, ele já havia iniciado o processo de seu testamento. Perto de falecer, pediu para que sua amiga Jacopa dei Settesoli trouxesse tudo o que fosse necessário para seu sepultamento. Assim, despediu-se de todos ao seu redor e faleceu no entardecer do dia 3 de outubro de 1226, após ter lido algumas passagens do evangelho. Relatos contam que, após sua morte, vários pássaros pousaram sobre o telhado e começaram a cantar em sua homenagem. Foi sepultado no dia seguinte, 4 de outubro, na igreja de São Jorge e canonizado dois anos após sua morte pelo Papa Gregório IX, em 1228. Uma enorme basílica foi construída em sua homenagem em 1230, na cidade de Assis, e seu corpo foi exumado e levado até a basílica, onde se encontra até os dias atuais.

Anualmente, a data de 4 de outubro é celebrada na Igreja Católica como o dia dedicado a São Francisco de Assis, sendo visto por muitos católicos como um poderoso santo protetor dos animais e intercessor de muitos pedidos.

 

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.terra.com.br

Notícias Relacionadas

A Transição entre o Calendário Juliano e o Gregoriano

O lançamento do primeiro satélite artificial que orbitou a Terra

O rastro deixado pelo Furacão Flora

Unibave recebe representantes da Coordenadoria Regional de Educação de Laguna

A iniciativa busca contribuir para o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais