Com uma extensão territorial de 903.207,050 km², Mato Grosso ocupa a terceira posição no ranking de maiores estados em dimensões territoriais, perdendo apenas para Amazonas e Pará. Pertence à região Centro-Oeste do Brasil e faz divisa com vários estados: ao norte com Amazonas e Pará, a leste com Tocantins e Goiás, ao sul com Mato Grosso do Sul e a oeste com Rondônia e o país Bolívia. Sua capital é Cuiabá e a estimativa de sua população em 2022 era de 3,6 milhões de pessoas, o que representa apenas 1,8% da população do país e cerca de 22% da população da região. Hoje, o estado se destaca no cenário nacional como o maior produtor de diamantes. Além disso, é um grande produtor de ouro e outras pedras preciosas.
Antes de 1500, a região era habitada há milhares de anos por tribos indígenas como os Bororo, Xavante, Pareci, Paiaguás, Caiapós, Guaicurus e Guaranis. O primeiro registro documentado de um desbravador nessa área foi o português Aleixo Garcia. No entanto, foi somente no século XVIII que essas terras se tornaram alvo de grande procura devido à descoberta de ouro, o que atraiu uma grande quantidade de bandeirantes paulistas para o estado. Com o intuito de proteger a região contra ataques e invasões espanholas (visto que esse território era de propriedade da Espanha pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494), foi criada a Capitania de Mato Grosso, separando-se da Capitania de São Paulo.
Em Mato Grosso, ocorrem dois tipos climáticos: tropical de monção e tropical de savana. O clima é dividido entre o período de seca, que se estende de maio a outubro, e o período chuvoso, que vai de novembro a abril. Três grandes bacias hidrográficas fazem parte do território: a Bacia Amazônica, composta pelos rios Juruena e Teles Pires; a Bacia do Paraná, com os rios Paraguai e Cuiabá; e a Bacia do Tocantins-Araguaia, com o rio Araguaia.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso está atualmente dividido em 5 mesorregiões e 21 microrregiões. A mesorregião Norte Mato-Grossense é composta por 8 microrregiões, totalizando 55 municípios; a mesorregião Nordeste Mato-Grossense possui 3 microrregiões, com um total de 25 municípios; a mesorregião Sudoeste Mato-Grossense é composta por 3 microrregiões e possui 22 municípios; a mesorregião Centro-Sul Mato-Grossense possui 4 microrregiões, agrupando 17 municípios; e, por último, a mesorregião Sudeste Mato-Grossense, com 4 microrregiões e 22 municípios.
Como na maioria dos estados brasileiros, a população de Mato Grosso é majoritariamente católica, segundo o último censo realizado pelo IBGE. Os católicos representam cerca de 63,43% da população, seguidos pelos evangélicos, que correspondem a 24,55%, os espíritas com 1,25% e, por último, os testemunhas de Jeová, que alcançam apenas 0,56%.