
Foto – Divulgação
Terremotos são fenômenos muito comuns em alguns lugares e raríssimos em outros. Seu acontecimento está ligado ao movimento de placas tectônicas na crosta terrestre. Cada evento desse tipo é registrado por instrumentos que medem sua intensidade. Quanto maior o valor registrado, mais forte e intenso foi o terremoto durante sua duração. O maior terremoto já registrado na parte norte do continente americano foi o sismo do Alasca, em 1964, assunto tratado nesta matéria.
Em 27 de março de 1964, o estado americano do Alasca sofreu um tremor de terra terrível e catastrófico que ficou marcado por muitos anos na memória daqueles que o presenciaram. O chamado Sismo do Alasca de 1964, também conhecido como Grande Terremoto do Alasca, foi o mais potente terremoto já registrado na América do Norte, alcançando uma magnitude de 9,2 na Escala de Magnitude de Momento e sendo classificado como de intensidade catastrófica na Escala Mercalli Modificada.
Seu epicentro foi localizado a 23 km de profundidade, na Enseada do Príncipe Guilherme, aproximadamente 132 km de Anchorage, a cidade mais populosa do estado. Sua duração foi calculada em cerca de 4 minutos, tempo suficiente para instalar o caos e o desespero na região.
Como se não bastassem os terríveis tremores, as cidades costeiras também foram atingidas por tsunamis. Um exemplo é a aldeia de Chenega, que foi varrida por uma onda de 8,2 metros de altura, resultando na morte de 23 moradores locais. No total, 139 mortes foram registradas devido ao sismo ou aos tsunamis subsequentes, tornando-o uma das maiores catástrofes da história do Alasca.
Até aquele ano, sabia-se muito pouco sobre a origem dos terremotos. Embora os cientistas tivessem algumas teorias, elas ainda não eram comprovadas. Com a ocorrência do sismo no Alasca, foi finalmente confirmado que os terremotos estão diretamente ligados ao movimento das placas tectônicas.
Fontes consultadas:
WIKIPÉDIA. Sismo do Alasca de 1964. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Alasca_de_1964 Acesso em 27 mar. 2025
WIKIPÉDIA. Escala de Mercalli. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Mercalli#mmi-12 Acesso em 27 mar. 2025