Geral

O legado de um lutador

A trajetória, os anseios, as conquistas e os exemplos do prefeito Manoel Bertoncini ficarão marcados

Filho, irmão, marido, pai, médico, professor, vereador, secretário, prefeito, um cidadão. As palavras e as ações de quem não se chateava com as críticas, sabia das suas limitações, mas foi em frente e deixou inúmeros bons exemplos. Foi difícil a descoberta do câncer pulmonar, com metástase para outros órgãos. Para o prefeito Manoel Bertoncini e para todos, logo depois da eleição de 2008. As estimativas médicas mais otimistas eram de três meses de vida. Foram 44. Pela sua força, da família, dos profissionais da área de saúde, da população de um município, de uma região, de um estado. Correntes positivas, orações.

O dia estará diferente hoje. Foi assim ontem à noite, com a confirmação da morte, às 19h35min. Sem dúvida, serão milhares de homenagens durante o dia. Merecidas! Logo depois de assumir, Dr. Manoel mostrou a que veio. Concedeu aumento aos professores municipais, cumpriu a lei do piso antes de todos. Alguns chegaram a ficar preocupados com a situação financeira do município depois disso. Resolveu temporariamente o velho problema da falta das negativas de débito, que impediam o município de receber verbas estaduais e federais, de fazer financiamentos. Durante um bom tempo, não foram mais empecilho, hoje é preciso voltar a solucionar a questão.

Em atitude corajosa, pois teve 2,3 mil servidores contra, implantou o horário integral na prefeitura, antes era só um período. Revertido só depois com a inauguração da Central do Cidadão, onde dezenas de serviços são concentrados.
Obras? Há muitas marcantes, como na comunidade de Taió, região de morros. Sistemas complexos de drenagem realizados e asfaltamento. Há outras importantes, difícil listar. Há muito por fazer? Seguramente! Pelo menos nos próximos 500 anos, nenhum gestor público será considerado unanimidade.

A saúde prejudicou o seu desempenho na administração municipal, mas para Manoel Bertoncini nunca foi motivo para desculpas. Mesmo com dores fortes, como relatou a esposa, a cardiologista Márcia Pereira, não fugia aos compromissos, os seus olhos brilhavam ao ver obras realizadas, em andamento. Levava os filhos para acompanhar, o que o fez também há menos de uma semana. Fica o legado, o agradecimento!

Cerimônia de despedida ocorre na Unisul

O dia será de tristeza para quem conhecia o prefeito Manoel Bertoncini. Em reunião na noite de ontem, na prefeitura, foi decretado luto oficial de sete dias, com bandeiras hasteadas a meio mastro. Hoje também é ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

Bertoncini faleceu vítima do câncer no pulmão e por um Acidente Vascular Encefálico (AVE). Durante todo o período em que permaneceu internado no Hospital Socimed, desde a última sexta-feira, em Tubarão, a família esteve presente. Foi apenas depois da morte decretada que eles deixaram a instituição hospitalar.

O corpo de Manoel permaneceu no hospital durante a noite de ontem, para que a família pudesse se despedir. Foi preparado e levado para o Espaço Integrado de Artes, a Bolha, da Unisul, na madrugada de hoje.
O velório foi aberto ao público às 6 horas. A visitação será permitida até as 15h30min, quando um cortejo seguirá para a Catedral Diocesana de Tubarão. A missa de corpo presente começará por volta das 16 horas. Após, Manoel será levado para Balneário Camboriú, onde ocorrerá a cremação.

O governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, estarão presentes na celebração. A chegada de Raimundo está marcada para as 14 horas.

Vice quer dar continuidade

Com o falecimento do prefeito Manoel Bertoncini, quem assumiu o cargo foi o vice, Pepê Collaço (PSD). Conforme a Lei Orgânica do Município, a transferência ocorreu de forma automática. Pepê esteve no comando algumas outras vezes. Ontem à tarde, antes da morte anunciada, já havia assumido o cargo interinamente. Sem formalidades, em respeito à família de Bertoncini. Apenas assinou os papéis.

“É um momento bastante delicado. É muito difícil substituir uma pessoa que, além do relacionamento profissional, é um grande amigo”, ressaltou. A intenção do agora atual prefeito é dar continuidade aos trabalhos deixados por Manoel. “Vou me esforçar para que todos esses sonhos dele, e que são nossos também, tornem-se realidade”, garante.

Notisul