A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de estabelecer uma cooperação internacional entre países e promover a paz mundial. O tratado considerado como a fundação da ONU foi assinado em 26 de junho de 1945 e ficou conhecido como a “Carta das Nações Unidas”.
Reunidos na cidade de São Francisco, na Califórnia, nos EUA, 50 representantes de diferentes países assinaram o tratado em uma conferência realizada de 25 de abril a 26 de junho de 1945. Entre os objetivos da carta estavam a manutenção da paz entre as nações, a prevenção de futuros conflitos e a resolução de conflitos já existentes de forma pacífica; o desenvolvimento de relações amistosas entre nações, baseadas no respeito aos princípios de igualdade e direitos humanos; e a promoção de uma cooperação entre os países na busca de resolução de problemas e no alcance de objetivos comuns.
A carta também estabeleceu estruturas e órgãos para a ONU, como o Conselho de Segurança, que tem o objetivo de manter a segurança e a paz e é composto por cinco membros permanentes; o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), responsável pela cooperação econômica e social entre os membros admitidos; a Assembleia Geral, composta por todos os membros; o Secretariado, que cuida da administração da ONU; a Corte Internacional de Justiça, que funciona como o principal órgão judiciário da Organização; e, por último, o Conselho de Tutela, com o intuito de supervisionar territórios sob tutela.
Em 15 de agosto de 1945, o tratado também foi assinado pela Polônia e entrou em vigor a partir de 24 de outubro daquele ano. Até os dias atuais, a Carta das Nações Unidas permanece em vigor, contribuindo para uma relação pacífica e uma cooperação desejada entre seus membros.
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org