Em 1931, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, foi implementado pela primeira vez no Brasil o horário de verão. A principal finalidade era reduzir os gastos de energia no país, visto que, alterando o horário no relógio, conseguiria-se um aproveitamento maior da luz do sol. Geralmente, ele começava no terceiro domingo do mês de outubro e seu término se dava no terceiro domingo de fevereiro. No ano de 2019, o então presidente da República, Jair Bolsonaro, extinguiu o horário de verão após receber uma recomendação do Ministério de Minas e Energia, que relatava que a economia de energia durante o período não era tão significativa, assim não sendo oportuno continuar com a medida nos próximos anos.
Muitos eram os argumentos contra e a favor da continuidade do horário de verão. Além da redução de gastos de energia, os defensores do horário de verão ainda relatavam que, com a luz natural do dia, os riscos e as tendências de acidentes nas estradas e rodovias eram menores do que quando se trafega com luzes artificiais. Também beneficiava a economia do país, visto que as pessoas gastam mais dinheiro se possuem mais tempo durante o dia para ir ao comércio ou outros setores. Além disso, havia o estímulo a atividades físicas, pois muitos brasileiros trabalham até as 17 ou 18 horas, um horário que geralmente está começando a escurecer, e com a prolongação do dia, muitos ainda saíam de casa após sua jornada de trabalho para praticar atividades ao ar livre.
Já os argumentos contrários defendem que a alteração no horário acaba criando um distúrbio no sono de muitas pessoas, colaborando para o surgimento de problemas de saúde como insônia, fadiga excessiva, estresse e, em alguns casos, até aumentando o risco de ataques cardíacos. Também defendem que as adaptações ao novo horário refletem na produtividade das pessoas, tanto na escola quanto no trabalho. Além disso, a economia de energia não é tão significativa durante esse período, pelo fato de vivermos em um tempo em que muitas pessoas possuem ar-condicionado em suas casas e têm o costume de ligá-lo frequentemente, gastando uma enorme quantidade de energia diariamente.
E você, é contra ou a favor do horário de verão?
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://brasilescolauol.com.br
https://www.infoescola.com
https://saude.abril.com.br