Ao redor do planeta, existem muitos pontos com suas diferenças, e alguns apresentam peculiaridades únicas. O Estreito de Gibraltar é um ponto no mapa muito interessante de se estudar, principalmente ao ver fotografias dele tiradas a milhares de quilômetros de altura.
Esse estreito é uma pequena faixa oceânica que separa o continente europeu do continente africano e conecta o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo. Do lado europeu, ele banha o litoral da Espanha; já na África, ele circunda o Marrocos. A distância entre os continentes na parte mais curta do estreito é de aproximadamente 13 km, e seu comprimento total é de 58 km.
Esse lugar guarda uma longa e rica história devido à sua importância estratégica ao ligar o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. Desde a Antiguidade, o local foi alvo de guerras e batalhas entre povos que tinham o intuito de controlar esse território. Podemos citar aqui os fenícios, cartagineses, romanos, muçulmanos e britânicos.
Como o lugar liga as águas do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo, isso favorece uma enorme diversidade da vida marinha na região, podendo ser facilmente encontradas espécies de golfinhos, baleias e peixes. As correntes marinhas do estreito chamam a atenção por apresentarem na superfície águas salgadas do Oceano Atlântico se movendo em direção ao Mediterrâneo e, nas profundezas, esse mesmo movimento de forma oposta.
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org