A busca pelo Conhecimento

O dono da célebre frase: “Quem não se comunica, se trumbica!”

Seu último programa pela rede Globo foi ao ar em 3 de julho de 1988, sendo apresentado por ele mesmo 15 dias antes de seu falecimento

Foto: Correio Braziliense

Seu nome verdadeiro era José Abelardo Barbosa de Medeiros, mas no Brasil ficou famoso e conhecido por apenas uma palavra: Chacrinha. Nascido no dia 30 de setembro de 1917, há exatamente 107 anos, no município de Surubim, estado de Pernambuco, Chacrinha teve seu primeiro contato com o ramo da comunicação em 1937, durante uma palestra na rádio Clube de Pernambuco. Em sua juventude, mudou-se para o Recife e iniciou a faculdade de medicina. Depois de dois anos no curso, ele foi diagnosticado com apendicite e conseguiu ser salvo graças a colegas de sua área que já estavam formados. Decidiu viajar para a Alemanha em 1939, porém acabou mudando sua rota devido ao início da Segunda Guerra Mundial e partiu para o Rio de Janeiro, onde acabou se tornando locutor da rádio Tupi.

No ano de 1943, lançou o programa “Rei Momo na Chacrinha” pela rádio Clube Fluminense, o qual fazia parte das marchinhas de carnaval, um gênero musical muito difundido nos carnavais brasileiros entre as décadas de 1920 e 1960. Sua primeira participação na televisão aconteceu em 1956 na TV Tupi, dentro do programa Rancho Mister, uma série que mostrava como era um faroeste e nela ele ganhou o papel de xerife. Passou a fazer parte da emissora TV Globo no ano de 1967, quando a mesma o contratou para apresentar dois programas semanais, o “Buzina do Chacrinha” e a “Discoteca do Chacrinha”. Retornou à TV Tupi em 1972 e em 1974 foi para a Record, entretanto ficou por um pequeno período de tempo na mesma e voltou novamente para a Tupi. Foi contratado pela rede Bandeirantes em 1978 e em 1982 retornou à Globo apresentando o “Cassino do Chacrinha”, um grande sucesso da TV brasileira nas tardes de sábado da década de 1980. Durante esse tempo na Globo, surgiu o termo “Velho Guerreiro” para se referir a ele.

Casou-se em 1947 com Florinda Barbosa de Medeiros e dessa união resultou no nascimento de três filhos: José Amélio de Medeiros, José Renato de Medeiros e Jorge Barbosa de Medeiros. Em 1987, foi homenageado pela escola de samba do Rio de Janeiro, a Império Serrano, com o enredo “Com a boca no mundo – Quem não se comunica, se trumbica”. No mesmo ano, foi agraciado com outra homenagem, desta vez com o título de “Doutor Honoris Causa”, que nada mais é do que uma homenagem feita por universidades para pessoas que se destacam em sua área de atuação. Em seu aniversário de 70 anos, o então presidente da república, José Sarney, ofereceu um jantar em sua homenagem, destacando a importância que Chacrinha tinha para o povo brasileiro. Em seus últimos anos de vida, foi diagnosticado com câncer no pulmão devido ao excesso no uso de cigarro. Por esse motivo, sua saúde se tornava cada vez mais frágil e, em muitas ocasiões, devido à sua incapacidade, foi obrigado a ser substituído por outros apresentadores em seu programa. Veio a falecer no dia 30 de junho de 1988, por volta das 23h30min, aos seus 70 anos de idade, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio em sua casa localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Durante o seu velório e sepultamento, milhares de fãs se deslocaram para prestar suas últimas homenagens ao “Velho Guerreiro”. Também contou com a presença de muitas celebridades, entre elas: Chico Anysio, Bety Faria, Glória Menezes, entre outros. Seu último programa pela rede Globo foi ao ar em 3 de julho de 1988, sendo apresentado por ele mesmo 15 dias antes de seu falecimento. Encontra-se sepultado no cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, e recentemente, no ano de 2018, foi novamente homenageado pela escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, dessa vez com o enredo “Vai para o trono ou não vai?”.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.terra.com

https://segredosdomundo

Escrito por Thiago Fontanela

Notícias Relacionadas

PF deve indiciar mais de 40 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Entre os nomes indiciados estão políticos de destaque, militares e ex-assessores presidenciais

Mulher é detida ao tentar trocar roupas indevidamente em shopping de Criciúma

Os itens recuperados foram entregues à delegacia para a continuidade das investigações e procedimentos legais.

Casa é arrombada e tem ferramentas e eletrodomésticos furtados em Siderópolis

Os policiais realizaram buscas nas proximidades, mas não localizaram nenhum suspeito. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o caso segue sob investigação.

Suspeito de aplicar golpe do ‘bilhete premiado’ é preso em Balneário Arroio do Silva

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão