Anualmente, no dia 19 de novembro, celebra-se no Brasil o Dia da Bandeira. A data foi escolhida porque, em 1889, foi nesse dia que se estabeleceu a atual bandeira que conhecemos hoje e que retrata muito bem as principais características do país. Em 15 de novembro de 1889, ocorreu a Proclamação da República e a extinção do regime monárquico no país. Para isso, era necessário criar novos símbolos que não refletissem a monarquia, entre eles a bandeira nacional.
Entre os dias 15 e 19 de novembro daquele ano, foi usada uma bandeira provisória que imitava o modelo usado pelos Estados Unidos, mas nas cores verde e amarela. No entanto, essa bandeira não agradou aos políticos, que tentaram buscar inspiração no modelo adotado durante a monarquia. Por isso, foram contratadas quatro pessoas para desenharem e darem vida a uma nova bandeira. Os autores foram o maranhense Raimundo Teixeira Mendes, o carioca Miguel Lemos, o baiano Manuel Pereira Reis e o também carioca Décio Vilares, cada um contribuindo para a criação de diferentes características da bandeira.
A nova e atual bandeira possui quatro cores: o verde representa a rica vegetação brasileira; o amarelo, o ouro e as riquezas; o branco simboliza o desejo pela paz; e o azul faz referência ao céu e aos rios do país. Além disso, a bandeira é composta por um retângulo verde sobreposto por um losango amarelo. Dentro do losango, há um círculo azul com estrelas que mostra como estava o céu do Rio de Janeiro às 08h:30min da noite do dia 15 de novembro de 1889.
A frase “Ordem e Progresso” escrita na faixa branca dentro do círculo é parte de uma frase mais extensa do filósofo francês Auguste Comte. As 21 estrelas desenhadas representam os 21 estados brasileiros e foram posicionadas exatamente como se encontravam no céu do Rio de Janeiro na noite da Proclamação da República. Vale ressaltar que na época em que a bandeira foi criada, o país contava apenas com 21 estados, e somente com a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, foram incluídas mais seis estrelas, representando os demais estados criados.
Todos os anos, no Dia da Bandeira, em Brasília (DF), ocorre o hasteamento da maior bandeira do país logo após a execução do Hino Nacional. Além disso, segundo a Constituição do país, a bandeira deve ser hasteada pela manhã em todos os órgãos públicos e arriada ao final da tarde, para não ficar hasteada durante a noite. O dia não é feriado nacional, porém é uma data importante que merece ser lembrada e comemorada anualmente em respeito a história de nosso país.
Fontes consultadas:
SOUZA, Thiago. Bandeira do Brasil: origem, significado e história. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/bandeira-do-brasil/. Acesso em: 19 nov. 2024
FERNANDES, Márcia. Dia da Bandeira: 19 de novembro. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-da-bandeira/. Acesso em: 19 nov. 2024
SILVA, Daniel Neves. “19 de novembro – Dia da Bandeira”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm. Acesso em 19 de novembro de 2024.