O Chile, um país localizado na América do Sul, conta com 52 estádios, sendo o maior e mais conhecido deles o Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, localizado em Santiago, capital do país, que será o nosso assunto de hoje.
Inaugurado no dia 3 de dezembro de 1938 pelo então presidente Arturo Alessandri Palma, o estádio foi uma obra do arquiteto austríaco Karl Brunner, inspirado no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha. Inicialmente, o estádio contava com um velódromo, porém com a Copa do Mundo que aconteceu no Chile em 1962, foram feitas algumas alterações no espaço e a pista de ciclismo foi retirada. Em sua inauguração, era chamado apenas de Estádio Nacional, mas em 2008 foi renomeado para Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em homenagem a um jornalista esportivo chileno.
Em 1973, durante o golpe militar no Chile que instaurou um regime ditatorial comandado pelo general Augusto Pinochet, o estádio foi usado para abrigar mais de 40.000 pessoas consideradas prisioneiras. Ao chegarem ao estádio, elas eram rapidamente separadas por sexo na área do velódromo e, posteriormente, a maioria enviados ao campo de concentração de Chacabuco, ao norte de Santiago.
Em 2018, o estádio foi escolhido para sediar a final da Copa Libertadores de 2019. No entanto, devido a manifestações e protestos motivados por questões sociais e políticas no país, o local da final foi alterado para o Estádio Monumental de Lima, no Peru. Mais recentemente, em 2023, o estádio sediou as competições de atletismo e as cerimônias dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2023.
Além disso, o estádio já recebeu a ilustre visita do Papa João Paulo II e shows de vários artistas mundialmente conhecidos, como Madonna, Elton John, Michael Jackson, a banda Guns N’ Roses, Katy Perry, entre outros. Atualmente, o estádio tem capacidade para abrigar aproximadamente 47.000 torcedores e é a casa da seleção chilena de futebol, sendo constantemente usado tanto pela seleção nacional quanto pelo time da Universidad de Chile, de Santiago.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Estádio Nacional de Chile. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Estádio_Nacional_de_Chile Acesso em 03 dez. 2024