A busca pelo Conhecimento

O Ciclone de Bhola

Foto – NOAA

Ciclones podem ser entendidos como fortes tempestades tropicais que se formam em áreas de baixa pressão atmosférica e que, ao tocarem o solo de algum continente, causam fortes danos e muita destruição. Atualmente, com os avanços na área da meteorologia, é possível avisar as pessoas com antecedência da formação e passagem de um ciclone em uma determinada região. Porém, isso é uma realidade de hoje e não era bem assim antigamente. Em decorrência disso, as pessoas acabavam sendo pegas desprevenidas diante de um fenômeno climático assim e muitas delas vinham a falecer. Hoje vamos falar sobre um ciclone que aconteceu em 1970, há 54 anos atrás. Confira:

O Golfo de Bengala, localizado na parte nordeste do Oceano Índico, é um lugar conhecido há muito tempo como um “berço” de ciclones, pois apresenta constantemente condições climáticas e geográficas muito favoráveis para a ocorrência desses fenômenos. No dia 8 de novembro de 1970, o Golfo de Bengala apresentava temperaturas superiores a 27°C, por isso se formou ali uma pequena depressão que, conforme se deslocava, ganhava mais energia e se fortalecia até virar uma tempestade tropical. Devido à rotação da Terra e aos altos níveis de umidade presentes nessa região, a tempestade se fortaleceu rapidamente e foi considerada um ciclone.

Depois de 4 dias de sua formação inicial, em 12 de novembro, o ciclone tocou o solo do Paquistão Oriental (atual Bangladesh) e trouxe ventos de até 185 km/h, o que causou uma destruição em massa na infraestrutura do país, com casas, escolas, prédios e pontes severamente afetados. A quantidade de óbitos foi absurda e impressionante, pois, segundo dados, entre 300.000 e 500.000 pessoas faleceram durante a passagem do ciclone, o que coloca o Ciclone de Bhola na lista dos ciclones mais mortíferos da história mundial.

Conforme se movia para o interior do país, o ciclone foi perdendo gradualmente sua força, até restarem apenas áreas de chuvas e ventos de menor intensidade. As autoridades do país, ou seja, o governo paquistanês, demoraram para oferecer o suporte necessário às pessoas afetadas pelo desastre. Esse fato levou ao fortalecimento de um movimento de independência no país, o que culminou na criação de um país independente, nomeado Bangladesh, em dezembro de 1971.

Fontes consultadas:

https://p.wikipedia.org
https://bing.com

Notícias Relacionadas

Professora Lauromüllense lança o devocional internacional “Mulheres Forjadas”

O livro já está disponível para compra e tem o preço de R$ 59,90

Criciúma apresenta atacante nigeriano de 20 anos

Italo Rodrigues apostou na contratação de Otusanya

Tokyo Disneyland, a Disney do Japão

Fim do La Niña: saiba como o clima deve se comportar em SC nos próximos meses

Nos próximos três meses, o volume de chuvas deve diminuir em comparação com o verão