Dentro da história brasileira, já aconteceram muitos conflitos, sejam eles motivados por questões econômicas, problemas sociais ou até mesmo rivalidades políticas. Hoje vamos abordar o bombardeio de Manaus, um acontecimento que chamou a atenção e ganhou destaque no cenário nacional durante o período da República Velha brasileira.
No dia 8 de outubro de 1910, ocorreu em Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, um grande bombardeio devido a motivos políticos da época. Tudo começou quando o vice-governador do estado do Amazonas, Antônio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, tentou derrubar o então governador Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt através de uma ata falsificada do Congresso do estado. O governador resistiu e não deixou o cargo. Essa decisão resultou em um grande bombardeio ao município, realizado por navios da Marinha do Brasil e pela frota do Amazonas.
A maior parte da população não fazia ideia do que estava ocorrendo e do motivo que levou a isso. Rapidamente, o pânico e a sensação de medo tomaram conta dos habitantes, pois nunca tinham passado por uma situação dessa magnitude antes. Muitas áreas consideradas importantes na cidade foram afetadas. Locais como o Teatro Amazonas, o Hospital Beneficente Português e o Mercado Adolpho Lisboa foram severamente destruídos pelos bombardeios, agravando ainda mais a situação econômica. Não se tem conhecimento exato sobre feridos e registros de óbitos durante os bombardeios, porém, tudo leva a crer que sim, pois eventos que pegam as pessoas desprevenidas acabam sempre resultando em mortes e feridos.
Por fim, os bombardeios cessaram devido a uma série de fatores, como: negociações entre os líderes do conflito, a restauração da paz solicitada pelos habitantes que estavam sendo prejudicados, a falta de força e de recursos de ambos os lados para a continuidade dos bombardeios e, também, uma intervenção feita pelo governo federal a fim de que se estabelecesse a ordem novamente e para que a economia local não sofresse prejuízos ainda maiores.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://www.infoescola.com