Geral

O acidente na usina nuclear de Windscale

Foto – Divulgação

Acidentes em usinas nucleares são caracterizados como potencialmente perigosos devido à alta radioatividade que acabam liberando dentro de suas próprias instalações, assim como em áreas próximas. A contaminação é instantânea e atinge locais e pessoas rapidamente, por isso, na grande maioria dos casos, a evacuação de um grande território se faz necessário. Hoje vamos abordar um acidente que se originou nas dependências da usina de Windscale, localizada no condado de Cúmbria, no extremo norte da Inglaterra.

No dia 10 de outubro de 1957, durante o processo de aquecimento do material grafite, houve um superaquecimento no reator, que não foi detectado e controlado a tempo pelos funcionários. Como esse material é altamente inflamável a temperaturas excessivas, ele começou a pegar fogo e a se espalhar. Devido ao fato de o reator não possuir medidas de segurança para conter o fogo e ao despreparo dos funcionários para lidar com situações de combate a incêndios, materiais radioativos como iodo-131, césio-137 e polônio-210 foram rapidamente liberados na atmosfera.

Ao atingir áreas próximas à usina, a contaminação afetou a produção de leite na região, visto que vacas se alimentavam do pasto contaminado, produzindo leite que poderia ser prejudicial à saúde das pessoas. Outro fator foi o grande impacto na biodiversidade local, com mutações em alguns animais devido à alta exposição à radiação e aumento de problemas de saúde, bem como casos de câncer em moradores das áreas próximas.

Após a liberação da radiação, o governo rapidamente implantou medidas para a segurança dos residentes e da flora local, como a destruição do leite produzido na região por um período de um mês, a remoção de grandes quantidades de terra para a descontaminação do local, o monitoramento diário das áreas afetadas e a implementação de novos protocolos de segurança nas usinas do país, a fim de prevenir futuros incidentes.

Embora a descontaminação tenha sido um processo frequente e constante, hoje, depois de 67 anos, ainda existem registros de resíduos radioativos nos arredores da usina. Em decorrência disso, o monitoramento é algo que será mantido por muitos anos, além de projetos de limpeza e remoção de materiais contaminados que ainda acontecem no local para que a área seja novamente limpa e não apresente perigo aos seus residentes.

 

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://www.wikiwand.com

https://www.youtube.com

Notícias Relacionadas

Celebrando Santa Cecília: A Padroeira que Canta pela Fé e pela Música

General Braga Netto seria o “arquiteto” da tentativa de golpe de Estado, aponta relatório da PF

A PF também identificou que os envolvidos criaram divisões bem estruturadas, com cada grupo desempenhando papéis específicos no golpe.

Jovem é detido após furtar bebida alcoólica em supermercado de Criciúma

A PM conduziu o jovem à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência e tomadas as providências legais.

Tragédia na BR-116: colisão frontal mata dois adultos e um bebê na Serra Catarinense

Vítimas estavam em um Corsa, com placas de Ponte Alta