A busca pelo Conhecimento

O achado de uma imagem no rio

Foto – Divulgação

O título de Nossa Senhora é dado para se referir à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo. Existem muitos nomes para designá-la, dependendo da região e da época em que novos nomes eram criados para se referir a ela, muitos deles ligados ao lugar onde se acredita que houve uma aparição dela. Por exemplo, Nossa Senhora de Fátima foi o título dado à Virgem Maria quando ela apareceu a três pastorinhos na cidade de Fátima, em Portugal. No entanto, vamos abordar hoje a respeito de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecida popularmente no Brasil apenas como Nossa Senhora Aparecida.

No dia 12 de outubro de 1717, três pescadores chamados João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia estavam navegando com seu pequeno barco pelo Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Esses humildes pescadores tinham sido encarregados de conseguir peixes para um banquete que iria acontecer na vila de Santo Antônio de Guaratinguetá e que receberia Dom Pedro de Almeida e Portugal. A pesca não estava rendendo, pois aqueles meses não eram a época da pesca, então por muitas vezes lançaram as redes no rio, mas ao puxarem, não conseguiam pegar nenhum peixe. Em um momento, ao lançarem novamente a rede ao rio e tentar puxar, acabaram sentindo algo preso nela. Na expectativa de serem peixes, retiraram-na da água, e para sua surpresa, era a parte do corpo de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Mais à frente, lançaram novamente sua rede ao rio e ficaram surpresos mais uma vez ao encontrar agora a parte da cabeça da imagem. Depois disso, continuaram tentando apanhar peixes e jogaram novamente a rede. Quando puxaram, o volume de peixes era tão alto que os três quase não conseguiam erguer a rede, e nas vezes subsequentes em que a rede foi lançada, a cena se repetia, até que em pouco tempo o barco encheu e eles voltaram ao porto para descarregar a carga.

Até hoje essa história é o maior e mais conhecido milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida. Não se sabe ao certo como a imagem foi parar no rio, porém existem hipóteses. A primeira conta que algum fiel teria se desfeito da imagem jogando-a no rio pelo fato de a mesma estar quebrada, levando em consideração a crença popular de que guardar imagens quebradas causaria uma maldição à pessoa. A segunda hipótese diz que essa imagem pertencia a uma capela às margens do Rio Paraíba do Sul, onde hoje se encontra a cidade de Roseira, e que, devido a uma enchente na região, ela foi quebrada com a força da água e arrastada para o rio.

Em 1930, o então Papa Pio XI declarou oficialmente que Nossa Senhora Aparecida seria a padroeira do Brasil. No entanto, o feriado nacional em sua honra só foi concedido 50 anos depois, em 1980, através da Lei n. 6.802, no governo do então presidente do Brasil João Figueiredo. Foi construída a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida em honra a ela no município de Aparecida, em São Paulo, e consagrada no ano de 1980 pelo então Papa João Paulo II. Em 1982, a imagem original de Nossa Senhora encontrada em 1717 foi transferida para a basílica e lá se encontra até os dias atuais. É considerada a maior catedral do mundo, sendo um lugar de peregrinações de fiéis oriundos das mais variadas partes do Brasil, por isso é o local religioso mais visitado no Brasil, recebendo anualmente cerca de 12 milhões de pessoas.

 

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

CNN Brasil

https://g1.globo.com

Notícias Relacionadas

BR-101 tem nova etapa de detonação nesta sexta (18)

Intervenção está prevista para acontecer no km 329, em Capivari de Baixo

Caravaggio realiza treino tático na Montanha

Azulão encaminha time para enfrentar o Atlético Catarinense

Eletricistas: profissionais que iluminam a vida

A enchente de cerveja em Londres