Chamamos de êxodo rural o termo que designa a saída de pessoas da área rural em direção aos grandes centros urbanos. Antes do século XVIII, eram poucos os lugares que ocorriam esse fenômeno, pelo fato da industrialização nos grandes centros ser muito baixa, assim não sendo capaz de oferecer trabalho para todos cidadãos.
A primeira revolução industrial, ocorrida no Reino Unido por volta de 1760, se caracterizou por grandes inovações nas técnicas de produção, isso foi um gatilho inicial para o começo do êxodo rural, pois essas industrias precisavam de grande quantidade de mão de obra. Gerando a mão de obra a economia também aumentava, com a economia em crescimento ela era capaz de comportar uma enorme população, com isso os grandes centros só foram aumentando e o abandono das pessoas do campo vinha se tornando um fenômeno muito comum.
Veja mais matérias deste colunista: A busca pelo Conhecimento
No Brasil, o êxodo rural foi uma questão muito forte, resultando em um total aproximado de 27 milhões de pessoas que abandonaram as zonas rurais em direção a centros urbanos. Podemos dizer que o auge desse fenômeno se deu entre as décadas de 1960 e 1980, quando uma quantidade massiva de pessoas oriundas de diversas áreas do país, se deslocaram para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro em busca de emprego nessa região na qual estava dando início a uma industrialização que seria muito forte e consistente. Entretanto isso trouxe algumas consequências, pois o território não estava pronto para comportar tantas moradias em um nível alarmante de crescimento, isso resultou para o surgimento das favelas em áreas periféricas da cidade.