Clima

Nuvem gigante de tempestade atinge região Norte de SC

Foto: Reprodução Facebook

Foto: Reprodução Facebook

Uma nuvem de tempestade muito forte passou na região de Barra Velha, no Norte do estado, no final da tarde de quarta-feira (31). Em seguida, o fenômeno seguiu para o oceano. Um vídeo do ocorrido foi mostrado no Jornal do Almoço desta quinta-feira (1º).

O meteorologista Leandro Puchalski explicou que trata-se de uma supercélula, uma nuvem extremamente forte, em que há ventos, e resultando em um aspecto parecido com uma rolha, uma certa circulação para essa nebulosidade.

Após aparecer em Barra Velha, o fenômeno foi para o oceano. De acordo com Puchalski, isso foi importante para evitar estragos na cidade, já que essa nebulosidade provoca chuva forte e, às vezes, granizo. "É uma típica nuvem de tornado essa instabilidade que passou pela região de Barra Velha", disse o meteorologista.

"Quando a gente presenciar algum tipo de nuvem dessa o importante, mais do que registrar, que é bonito visualmente, é se proteger", avisou Puchalski. Ele afirmou que esse tipo de nebulosidade é associado a tornados e pode trazer um muito forte. "Felizmente, só 1% desse tipo de nebulosidade se torna um tornado. Porém, por preucação, é importante se proteger", resumiu.

Com informações do site G1 SC