Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis à formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados
Uma nuvem funil foi registrada no final da tarde dessa sexta-feira (24) em Maracajá. Ela não toca o solo, por isso não houve estragos, explicou o meteorologista Leandro Puchalski da RBS TV. A nuvem funil também foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Morador da cidade vizinha de Forquilhinha, Geovane Westrup registrou o fenômeno. Ele contou que eram 17h quando viu a nuvem e afirmou que não havia vento no momento em que o funil estava presente.
O meteorologista explicou que a formação da nuvem funil é igual a de um tornado, com a diferença de que ela não toca o solo. Puchalski também recomendou que a pessoa vá na direção contrária da nuvem, pois, caso ela toque o chão, estragos podem ocorrer.
Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis à formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a incidência de frentes frias, fenômenos de chuva e não de frio, há mais chances do fenômeno.
Na formação desse tipo de fenômenos, as nuvens sugam o ar, que entra em rotação quando sobe.