Clima

Nuvem funil é registrada em Maracajá

Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis à formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados

Foto; Divulgação

Uma nuvem funil foi registrada no final da tarde dessa sexta-feira (24) em Maracajá. Ela não toca o solo, por isso não houve estragos, explicou o meteorologista Leandro Puchalski da RBS TV. A nuvem funil também foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

Morador da cidade vizinha de Forquilhinha, Geovane Westrup registrou o fenômeno. Ele contou que eram 17h quando viu a nuvem e afirmou que não havia vento no momento em que o funil estava presente.

O meteorologista explicou que a formação da nuvem funil é igual a de um tornado, com a diferença de que ela não toca o solo. Puchalski também recomendou que a pessoa vá na direção contrária da nuvem, pois, caso ela toque o chão, estragos podem ocorrer.

Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis à formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a incidência de frentes frias, fenômenos de chuva e não de frio, há mais chances do fenômeno.

Na formação desse tipo de fenômenos, as nuvens sugam o ar, que entra em rotação quando sobe.

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo em SC: calor intenso e tempestade devem marcar a terça-feira

No decorrer do dia várias cidades catarinenses devem registrar temperaturas elevadas em torno de 30°C.

Carnaval chegando com calor até a manhã de domingo

Tempo bom persiste e as máximas vão chegar perto dos 35 graus.

Passagem de ciclone e tempestade afeta mais de 1,3 milhão de pessoas em SC

Até o momento foram registradas 14 mortes durante a passagem das tempestades e nas ações de reconstrução.

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.