A multa por dirigir embriagado subiu para R$ 1.915 e ficou mais fácil criminalizar essa conduta
Há exatamente um mês a Lei Seca foi alterada e se tornou mais rígida com os motoristas que são flagrados sob efeito do álcool. A multa por dirigir embriagado subiu para R$ 1.915 e ficou mais fácil criminalizar essa conduta, já que não há mais necessidade de realizar o teste de alcoolemia para comprovar a infração.
Nesse período, a Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina (PRF/SC) registrou um aumento significativo no número de flagrantes de motoristas que dirigiam embriagados nas rodovias federais do estado. Desde que as mudanças passaram a valer, no dia 21 de dezembro de 2012, foram realizadas 111 prisões.
Se esse dado for comparado com essa mesma época no verão passado, quando a lei ainda não era tão rígida, o número de prisões foi quase quatro vezes maior. Apenas 30 motoristas foram presos por esse crime no último verão.
Segundo matéria do site Clicatribuna, a quantidade de multas também aumentou. Foram autuados 135 motoristas nesse período, no último verão. Já nesta temporada, foram aplicadas 184 multas.
O número de prisões de motoristas embriagados subiu consideravelmente porque, antes da alteração da lei seca, era necessário o resultado do teste de alcoolemia para caracterizar o crime de dirigir sob efeito de álcool. Atualmente, caso o motorista se negue a fazer o teste, o policial pode caracterizar o crime com base em outras provas em direito admitidas.
O condutor do veículo da foto foi flagrado esta madrugada, por volta das 4h, dirigindo na contramão da BR-101, duplicada, em Biguaçu, um dos trechos mais perigosos do Brasil.