Unidade se soma às outras sete que atuam na prestação de serviços ao setor industrial
Um novo laboratório está instalado e funcionando no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). O laboratório de Microbiologia fará as análises em águas e efluentes. O credenciamento foi obtido junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA) do estado de Santa Catarina, que liberou o início das atividades.
Com a implantação dos serviços, os Laboratórios da Satc (LabSatc) ganham agilidade na realização dos trabalhos. “Esse serviço é uma ampliação do trabalho desenvolvido no Laqua, que antes atendia às áreas físico-químicas. Quando era necessário analisar a água e efluentes tínhamos que recorrer a laboratórios parceiros. Agora, teremos mais agilidade no processo”, reforça a gerente técnica do LabSatc, Priscila dos Reis Martins.
O laboratório de Microbiologia está apto a fazer análises de coliformes, contagem de bactérias, podendo identificar microrganismos presentes em vários tipos de amostras. Pode atender a vários segmentos industriais, como nas áreas de saúde, alimentação, farmacêutica e de cosméticos, por exemplo.
“Com este novo serviço conseguimos atender melhor ao setor empresarial e às pessoas que dependem de dados corretos e precisos. Muitos dos ensaios envolvem efluentes e águas em geral, por isso a importância de apontar esses resultados com segurança”, afirma o coordenador geral do CTSatc, Luciano Bilessimo.
Atualmente, o CTSatc já conta com sete laboratórios que prestam serviços externos. Além do Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (Laqua), estão em funcionando o Laboratório de Análises e Ensaios do Carvão (Laec), o Laboratório de Metrologia (Lametro), Laboratório de Emissões Atmosféricas e Qualidade do Ar (Leat), Laboratório de Caracterização Microestrutural (Lacami), Laboratório de Análise de Óleos (Laboleo) e o Laboratório de Geotecnia (Labgeo). Outras informações sobre os serviços realizados podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-7613.