Geral

Novo Ciclone: Fenômeno de menor intensidade deve atingir Santa Catarina nos próximos dias

A previsão é de que nesta terça-feira o ciclone passe pelas regiões Oeste, Meio Oeste e Sul

Divulgação/Secom

Ciclones são fenômenos comuns no inverno. Ao longo dos próximos dias, um novo ciclone extratropical deverá chegar ao Estado, mas em partes e com menor intensidade. De acordo com as previsões da Epagri/Ciram, na terça-feira, o ciclone atingirá as regiões oeste, meio oeste e sul de Santa Catarina. Durante sua formação, o ciclone acarretará chuva persistente e uma nova frente fria.

Com rajadas de 50 a 70 km/h, no dia 7, os ventos serão mais fracos em comparação com o ciclone que atingiu o Estado no dia 30 de junho, que chegou a alcançar 168,8 km/h nas regiões mais afetadas. Dessa vez, os ventos devem atingir apenas algumas cidades, diferente do ciclone anterior que abrangeu todas as regiões catarinenses.

Já na quarta-feira, dia 8, o ciclone chegará ao litoral e ao planalto Sul, com ventos que podem alcançar de 60 a 80 km/h. Nessas regiões há chances de chuva e de baixa na temperatura ao final do dia. O mar fica agitado e com risco de ressaca, o que cria condições desfavoráveis para navegação de pequenas e médias embarcações até quinta-feira de manhã. Os ventos irão acalmar e os últimos dias da semana serão marcados pelo tempo frio e seco, com sol durante o dia e possibilidade de geada.

Confira a previsão da Epagri/Ciram:

Terça-feira (07/07):

– Tempo: céu encoberto com chuva mais persistente em SC, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporal isolado no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia, o tempo melhora com aberturas no norte do estado.
-Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.
– Vento: sudeste a nordeste, moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
– Sistema: área de baixa pressão influenciando SC.

Quarta-feira (08/07):

– Tempo: mais nuvens e condição de chuva em SC, especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia em boa parte do estado.
– Temperatura: em declínio no oeste e sul do estado com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar. Nas demais regiões, em elevação, com declínio no fim do dia.
– Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral, devido a um ciclone extratropical próximo ao litoral do RS.

Quinta-feira (09/07):

– Tempo: amanhecer com mais nuvens no oeste e sul de SC. No decorrer do dia, tempo seco e frio com predomínio de sol em todas as regiões.
– Temperatura: baixa, com condição para formar geada no Planalto Norte.
– Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas de 50 a 60 km/h no Litoral, na madrugada.

Sexta-feira (10/07):

– Tempo: seco e frio com sol em todas as regiões de SC.
– Temperatura: baixa, com condição para formar geada ampla do Oeste ao Planalto e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e no Litoral Sul.
– Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Tribunal de Justiça confirma que município de Laguna deve fechar acessos de carros à Praia do Cardozo

Na sentença, foi determinado ainda que a prefeitura promova a instalação de placas de advertência no local e fiscalize a área, sob pena de multa diária no valor de R$ 500. A decisão busca preservar o meio ambiente e proteger os banhistas.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.