Estado está sob atuação de um "combo" meteorológico que pode deixar o tempo com muitas instabilidades; previsão é de chuva, rajadas de 70km/h e máximas de 37°C
A primeira semana de setembro promete ser de altos e baixos quando o assunto é o tempo em Santa Catarina. Isso porque o Estado estará sob atuação de um “combo” meteorológico que pode bagunçar o tempo com o passar dos dias com chuva e máximas de 37°C.
Além disso, segundo o Climatempo, um novo ciclone extratropical se formou nesta segunda-feira (4) no Sul do Brasil, impactando fortemente o tempo em Santa Catarina.
A segunda-feira (4), inicia com variação de nuvens e aberturas de sol do centro ao leste do Estado, com condições para pancadas de chuvas e temporais, acompanhados de chuva, raios, rajadas de vento e granizo.
Isso, devido ao avanço de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que a partir da metade da manhã no Oeste e Extremo Oeste, que ao longo do dia avançam para as demais áreas.
Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais como, alagamentos e enxurradas.
Ainda na segunda, o vento deve aumentar de intensidade ao longo da manhã, com rajadas fortes que superam 70 km/h. As máximas oscilam entre 22°C e 37°C no Estado.
Entrada de massa de ar seco
Na terça-feira (5) o tempo começa a mudar com o afastamento das instabilidades e a entrada de uma massa de ar seco no Estado
Durante a madrugada ocorre chuva fraca e isolada nas áreas do leste, mas o dia será com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens com períodos de sol nas demais áreas.
As mínimas variam entre 5°C e 9°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 10°C e 17°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam entre 16°C e 20°C no Litoral e Planalto Sul e marcam entre 18°C e 22°C nas demais áreas.
O vento sopra com intensidade moderada a forte, com rajadas entre 40 e 70 km/h, perdendo força a partir da noite. O mar é agitado em toda a costa de SC, com ondas entre 2 e 2,5 m e picos de 3,0 m em alto mar.
Chuva volta a SC
Na quarta-feira (6), o dia será com variações de nuvens pelo Estado, com condições de pancadas isoladas de chuva e trovoadas a partir da tarde, principalmente no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS.
Isso se deve a instabilidades em médios níveis da atmosfera combinadas com a forte umidade vinda do Norte do país. O risco é baixo para ocorrências associadas as chuvas.
As temperaturas mínimas variam entre 1°C e 10°C do Meio-Oeste aos planaltos e marcam entre 11°C e 17°C nas demais áreas. As máximas oscilam entre 18°C e 23°C na metade Norte do Estado e entre 14°C e 21°C na metade Sul de SC.
Florianópolis teve reviravolta no tempo neste domingo (3)
O céu em Florianópolis mudou drasticamente em pouco tempo neste domingo (3). No bairro Campeche, por exemplo, foi possível observar uma nuvem preta que deixou o céu obscuro mesmo às 14h deste domingo.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno é comum, e acontece por um motivo relativamente simples.
“Essas nuvens são escuras por atingirem vários quilômetros de altura. Dessa forma, os raios solares não conseguem penetrar em toda a estrutura dela e não consegue chegar com uma boa eficiência na superfície, gerando a tonalidade mais escura”, explica.
Scheuer diz ainda que a chuva não marca presença apenas em Florianópolis, mas em todo o Estado. Santa Catarina tem chances de chuva forte, vendaval e até granizo neste começo de semana.
Com informações do ND+